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Clase: Dissertação
Título : A gestão da informação no monitoramento de dados nos sistemas Simade e Educacenso: estudo de caso em escolas estaduais de uma cidade mineira
Autor(es): Pereira, Marilene Oliveira
Orientador: Santana, Claudia da Costa Guimarães
Miembros Examinadores: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Miembros Examinadores: Pereira, Diogo Fagundes
Resumo: A presente pesquisa aborda a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com a utilização de sistemas de informação, o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e o Educacenso, na gestão educacional, por 19 escolas estaduais mineiras, localizadas no município sede de uma Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Minas Gerais. Estes sistemas são essenciais para a gestão escolar e o monitoramento do sistema educacional, sendo o Educacenso utilizado nacionalmente para coleta de dados do Censo Escolar e o Simade exclusivo da rede estadual mineira para administração escolar, de uso obrigatório desde 2008. O estudo concentra-se na gestão da informação, destacando o papel da equipe do Serviço de Documentação e Informação Educacional (Sedine) da SRE de jurisdição do município, no monitoramento e orientação das escolas, evidenciando a importância de dados precisos e fidedignos para subsidiar políticas educacionais e a liberação de recursos. Desta forma, o objetivo geral é analisar o processo de inserção de dados nos sistemas, Simade e Educacenso, pelas escolas estaduais localizadas no município sede desta SRE, identificando fatores que podem gerar inconsistência de dados. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa será norteada pela seguinte questão: por que algumas escolas apresentam mais inconsistências nos dados inseridos nos sistemas do que outras, apesar de receberem as mesmas orientações e monitoramento da equipe Sedine? A metodologia empregada consiste em uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando questionários direcionados a gestores escolares, servidores das secretarias das escolas estaduais, Assistentes Técnicos da Educação Básica (ATBs)/Secretários, e a realização de entrevistas com equipe Sedine da SRE. Em suma, a pesquisa busca entender os desafios enfrentados pelas escolas estaduais, localizadas no município sede da SRE, na inserção de dados nos sistemas Simade e Educacenso, visando melhorar a qualidade das informações prestadas.
Resumen : This research addresses the integration of Information and Communication Technologies (ICTs), with the use of information systems, the Minas Gerais School Administration System (Simade) and Educacenso, in educational management, by 19 state schools in Minas Gerais, located in the municipality headquarters of a Regional Education Superintendence of Minas Gerais. These systems are essential for school management and monitoring of the educational system, with Educacenso being used nationally to collect data from the School Census and Simade being exclusive to the Minas Gerais state network for school administration, which has been mandatory for use since 2008. The study focuses on information management, highlighting the role of the team from the Educational Documentation and Information Service (Sedine) of the Regional Education Superintendence under the jurisdiction of the municipality, in monitoring and guiding schools, highlighting the importance of accurate and reliable data to subsidize educational policies and the release of resources. Thus, the general objective is to analyze the process of inserting data into the systems, Simade and Educacenso, by state schools located in the municipality where this SRE is located, identifying factors that may generate data inconsistency. To achieve this objective, the research will be guided by the following question: why do some schools have more inconsistencies in the data entered into the systems than others, despite receiving the same guidance and monitoring from the Sedine team? The methodology used consists of field research with a qualitative approach, using questionnaires aimed at school managers, employees of the state school departments, ATBs/Secretaries, of the municipality headquartered in the SRE under study and conducting interviews with employees of the Sedine team of the same . In short, the research seeks to understand the challenges faced by state schools, located in the SRE headquarters municipality, when inserting data into the Simade and Educacenso systems, aiming to improve the quality of the information provided.
Palabras clave : Sistemas de informação
Simade
Educacenso
Gestão educacional
Gestão da informação
Information systems
Simade
Educacenso
Educational management
Information management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18056
Fecha de publicación : 22-nov-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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