https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17994
File | Description | Size | Format | |
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fabiocesarmaximianootaviano.pdf | 3.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Avaliação do desempenho de concreto asfáltico reciclado a quente com uso de asfaltos convencional e modificado por polímero |
Author: | Otaviano, Fábio César Maximiano |
First Advisor: | Barbosa, Maria Teresa Gomes |
Co-Advisor: | Nascimento, Luís Alberto Herrmann do |
Referee Member: | Marques, Geraldo Luciano de Oliveira |
Referee Member: | Pires, Gustavo Menegusso |
Resumo: | A reciclagem de revestimentos asfálticos é uma prática ainda em desenvolvimento no Brasil, que tem sido adotada como uma alternativa para a construção ou restauração de pavimentos asfálticos. Essa abordagem visa tornar o processo mais sustentável e econômico, como é o caso da utilização de material de fresagem, chamado de RAP (Pavimento Asfáltico Reciclado). Para tanto, será estudado o uso do RAP em substituição aos materiais componentes (ligante e agregados minerais) usados na confecção de misturas asfálticas com os asfaltos CAP 30/45 e CAP 65/90-E (modificado por polímero). Foram elaboradas duas misturas asfálticas de referência com materiais 100% virgens, uma para cada tipo de ligante e outras duas misturas asfálticas com substituição de 20% de RAP na mistura, também uma para cada tipo de ligante. Isso resultou em quatro misturas asfálticas analisadas. As amostras foram avaliadas para determinar suas características de rigidezes (Módulos de Resiliência e Dinâmico), danificação (Flow Number, Ruptura à tração e Fadiga) e adesividade (Dano por umidade induzida). A partir dos resultados apresentados, pode-se dizer que as misturas com ligante modificado, em comparação a que utilizou ligante convencional, demonstraram as menores rigidezes, tanto no ensaio de Módulo de Resiliência quanto no Módulo Dinâmico. No que tange aos ensaios de Ruptura por tração, as misturas com CAP 30/45 destacaram-se por apresentarem resultados elevados, principalmente na presença de RAP. Quanto aos resultados de adesividade todas as amostras atenderam aos limites prescritos pela regulamentação. Os resultados de Flow Number revelaram que as misturas contendo CAP 65/90-E registraram valores mais altos, evidenciando a influência do tipo de CAP nas misturas. A aplicação do modelo para examinar os dados do ensaio de fadiga por compressão diametral revelou que as misturas com CAP 65/90-E apresentaram um desempenho superior em comparação com as misturas com CAP 30/45. Assim, com base nas análises realizadas neste estudo utilizando 20% de RAP, é possível evidenciar que as misturas com o ligante modificado mostraram uma melhoria significativa no desempenho em relação às misturas com o ligante convencional. |
Abstract: | Recycling asphalt pavements is a practice still under development in Brazil, which has been adopted as an alternative for the construction or restoration of asphalt pavements. This approach aims to make the process more sustainable and economical, as is the case with the use of milling material, called RAP (Recycled Asphalt Pavement). To this end, the use of RAP will be studied as a replacement for the component materials (binder and mineral aggregates) used in the design of asphalt mixtures with CAP 30/45 and CAP 65/90-E asphalts (polymer modified). Two reference asphalt mixtures were prepared with 100% virgin materials, one for each type of binder, and two other asphalt mixtures with a 20% replacement of RAP in the mixture, also one for each type of binder. This resulted in four asphalt mixtures being analyzed. The samples were evaluated to determine their stiffness characteristics (Resilience and Dynamic Modulus), damage (Flow Number, Tensile Rupture and Fatigue) and adhesion (Induced Moisture Damage). Based on the results presented, it can be said that the mixtures with modified binder, compared to those using conventional binder, demonstrated the lowest stiffness, both in the Resilience Modulus and Dynamic Modulus tests. Regarding the Tensile Rupture tests, the mixtures with CAP 30/45 stood out for presenting high results, mainly in the presence of RAP. Regarding the adhesion results, all samples met the limits prescribed by the regulation. The Flow Number results revealed that the mixtures containing CAP 65/90-E registered higher values, evidencing the influence of the type of CAP in the mixtures. The application of the model to examine the data from the diametrical compression fatigue test revealed that the mixtures with CAP 65/90-E presented superior performance compared to the mixtures with CAP 30/45. Thus, based on the analyses carried out in this study using 20% RAP, it is possible to demonstrate that the mixtures with the modified binder showed a significant improvement in performance compared to the mixtures with the conventional binder. |
Keywords: | Pavimentação Material fresado Dosagem asfáltica Desempenho Reciclagem Paving Milled material Asphalt dosage Performance Recycling |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Engenharia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17994 |
Issue Date: | 11-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações) |
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