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dc.contributor.advisor1Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0888661145670871pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soto, María Eugenia Osorio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Carrizo, Silvina Liliana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047344324398213pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Lucas Esperança da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3374226899047718pt_BR
dc.contributor.referee3Mora, Edisson Arbey-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.creatorOliveira, Heitor Luique Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0997320168815658pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-20T15:36:41Z-
dc.date.available2024-12-20-
dc.date.available2024-12-20T15:36:41Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17976-
dc.description.abstractEsta tesis de maestría lee la obra La Casa de la Belleza (2015), de la colombiana Melba Escobar, con la lupa de la violencia de género y con la respuesta de la decolonialidad del género (Lugones, 2014). Al hacerlo, se forja, del principio al fin, el Campo Discursivo de Acción LibroLector (la hipótesis de este trabajo), el cual es una extensión y una recontextualización del concepto Campo Discursivo de Acción elaborado por Sonia Alvarez (2019), una teoría de los estudios feministas que nace totalmente de la praxis y que promueve la idea de Campo en lugar de Movimiento, pues este último, grosso modo, traería en sí problemáticas que necesitan ser superadas. En el campo discursivo de acción libro-lector, en diálogo con Clément Rosset (1988) y Antoine Compagnon (2014), la literatura deja de lado su supuesto carácter representacional y se anuncia como realidad, o sea, ella no es una narrativa que duplica el mundo, ella es también el mundo, ella es un hecho social, un discurso como “cualquier otro”, ella es inherente al corpus social. El campo discursivo de acción libro-lector, valiéndose del juego de claroscuro deprendido de La Casa de la Belleza y expandiendo el mismo, desvela la organización social de género (Saffioti; Almeida, 1995) que engendra la violencia de género y la normatiza; en la medida que emprende esta “descubierta”, el presente estudio nombra los sucesos, pone cada hecho en su lugar y concluye que vivimos en la sociedad de la fealdad, que no solo finge ser bella, como tiene aversión al bello. Definitivamente, el bello será entendido con el suporte de Byung-Chul Han (2019) y sureará la esperanza.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação lê a obra La Casa de la Belleza (2015), da colombiana Melba Escobar, com a lupa da violência de gênero e com a resposta da decolonialidade do gênero (Lugones, 2014). Ao fazê-lo, forja-se, do começo ao fim, o Campo Discursivo de Ação Livro-Leitor (a hipótese deste trabalho), o qual é uma extensão e uma recontextualização do conceito Campo Discursivo de Ação elaborado por Sonia Alvarez (2019), uma teoria dos estudos feministas que nasce totalmente da práxis e que promove a ideia de Campo em detrimento de Movimento, pois este último, grosso modo, traria em si problemáticas que precisam ser superadas. No campo discursivo de ação livro-leitor, em diálogo com Clément Rosset (1988) e Antoine Compagnon (2014), a literatura deixa de lado o seu suposto caráter representacional e anuncia-se como realidade, ou seja, ela não é uma narrativa que duplica o mundo, ela é também o mundo, ela é um fato social, um discurso como “qualquer outro”, ela é inerente ao corpus social. O campo discursivo de ação livro-leitor, valendo-se do jogo de claroscuro depreendido de La Casa de la Belleza e expandindo o mesmo, desvenda a organização social de gênero (Saffioti; Almeida, 1995) que engendra a violência de gênero e a normatiza; na medida em que empreende esta “descoberta”, o presente estudo dá nome aos bois, põe cada fato em seu lugar e conclui que vivemos na sociedade da fealdade, que não só finge ser bela, como tem ojeriza ao belo. Definitivamente, o belo será entendido com o suporte de Byung-Chul Han (2019) e suleará a esperança.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura latino-americana contemporâneapt_BR
dc.subjectMelba Escobarpt_BR
dc.subjectCampo discursivo de açãopt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectContrabelezapt_BR
dc.subjectLiteratura latinoamericana contemporáneapt_BR
dc.subjectCampo discursivo de acciónpt_BR
dc.subjectDecolonialidadpt_BR
dc.subjectContrabellezapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleLa Casa de la Belleza e a sociedade da fealdade: a violência de gênero inventa novas maquiagens e o campo discursivo de ação livro-leitor a demaquilapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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