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Clase: Dissertação
Título : Narrativas docentes: das trocas de pele à prática decolonial na educação básica
Autor(es): Souza, Káren Taloana Florêncio
Orientador: Bruno, Adriana Rocha
Miembros Examinadores: Carvalho, Francione Oliveira
Miembros Examinadores: Moraes, Cândida Andrade de
Resumo: A presente pesquisa nasce da seguinte questão investigativa: que elementos compoẽm as narrativas de práticas pedagógicas decoloniais? Objetivamos muitas coisas, mas, como foco, compreender o que é possível acessar/sentir/aprender por meio das narrativas de profissionais da educação básica que realizam práticas pedagógicas que denunciam/criticam o colonialismo. Sob uma abordagem qualitativa e ontológica, de inspiração cartográfica, foram utilizados como instrumentos de investigação o levantamento bibliográfico e a conversa por entendermos que esta se apresenta como uma potente ponte para conectar realidades e saberes. O levantamento bibliográfico teve por objetivo buscar pesquisas acadêmicas que tratavam de práticas pedagógicas decoloniais na educação básica, trazendo como produto propostas/materiais que podem servir de inspiração/orientação. Já nas conversas, convidamos duas pessoas que trabalham na educação básica, e eu compus a terceira participante, uma vez que meu relato, diálogo e experiência como docente e pesquisadora estão presentes. Buscamos acessar e mapear os elementos que marcaram as trajetórias até às críticas ao colonialismo. A análise dos dados tomou um formato de conversa em que dialogamos com as narrativas das duas pessoas convidadas, refletindo sobre os atravessamentos em seus corpos-territórios-docentes até terem suas práticas pedagógicas modificadas.
Resumen : This research is based on the following research question: which elements make up the narratives of decolonial pedagogical practices? We aimed to achieve many things, but our focus was to understand what can be accessed/felt/learned through the narratives of basic education professionals who carry out pedagogical practices that denounce/criticize colonialism. Using a qualitative and ontological approach, inspired by cartography, we used bibliographic research and conversation as research tools, as we understand that the latter can be a powerful bridge to connect realities and knowledge. The bibliographic research aimed to search for academic research that dealt with decolonial pedagogical practices in basic education, resulting in proposals/materials that can serve as inspiration/guidance. In the conversations, we invited two people who work in basic education, and I was the third participant, since my story, dialogue and experience as a teacher and researcher are present. We sought to access and map the elements that marked the trajectories towards the criticism of colonialism. The data analysis took the form of a conversation in which we dialogued with the narratives of the two invited people, reflecting on the crossings in their bodies-territories-teaching until their pedagogical practices were modified.
Palabras clave : Corpo-território
Pedagogia decolonial
Prática contra-colonial
Conversas
Body-territory
Decolonial pedagogy
Counter-colonial practice
Conversations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17942
Fecha de publicación : 21-oct-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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