https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17941
File | Description | Size | Format | |
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ligiacostamanhaesdeoliveira.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Os efeitos prejudiciais das TICs na educação |
Author: | Oliveira, Lígia Costa Manhães de |
First Advisor: | Pinto, Tarcísio Jorge Santos |
Referee Member: | Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do |
Referee Member: | Rito, Marcelo |
Resumo: | Partindo do fato de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão presentes em quase todos os contextos da vida contemporânea, o presente trabalho buscou expandir as discussões acerca do impacto das TICs no contexto educacional. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico qualitativo acrescido de materiais audiovisuais como filmes documentários. O que se propõe é entender como a tecnologia, desde seu conceito, tem servido de instrumento de manipulação dominado por pequenos grupos de pessoas que imprimem nos aparelhos aquilo que pode lhes trazer benefícios. Isso ocorre sob a égide de uma imagem da tecnologia como algo inevitável e essencial para a vida contemporânea humana, o que inclui a educação. O resultado disso é uma digitalização muitas vezes desenfreada até mesmo da sala de aula, enquanto diversos estudos apontam que o uso de telas pode impactar negativamente na educação. Mas existe uma educação mercadológica que dialoga muito bem com a digitalização, pois ela traz maior rentabilidade e conformidade, logo facilita a dominação. Assim, os efeitos deletérios das TICs tendem a ser negligenciados, muitas vezes intencionalmente, quando na verdade uma educação voltada para a emancipação do indivíduo precisa ter um olhar crítico sobre isso. A presente pesquisa contribui nesse sentido, trazendo estudos que apontam para os impactos negativos, mostrando qual educação tem sido desenvolvida junto à digitalização e também colocando a escola Waldorf como um exemplo de uma perspectiva diferenciada acerca do uso das tecnologias digitais na educação. |
Abstract: | Given that Information and Communication Technologies (ICTs) are present in almost all contexts of contemporary life, this paper sought to expand discussions about the impact of ICTs in the educational context. To this end, a qualitative bibliographic study was conducted, supplemented by audiovisual materials such as documentary films. The aim is to understand how technology, since its inception, has served as an instrument of manipulation dominated by small groups of people who print on devices whatever can bring them benefits. This occurs under the aegis of an image of technology as something inevitable and essential to contemporary human life, which includes education. The result of this is an often unbridled digitalization even of the classroom, while several studies indicate that the use of screens can negatively impact education. However, there is a market-based education that dialogues very well with digitalization, as it brings greater profitability and conformity, thus facilitating domination. Thus, the harmful effects of ICTs tend to be neglected, often intentionally, when in fact an education focused on the emancipation of the individual needs to take a critical look at this. This research contributes in this sense, bringing studies that point to the negative impacts, showing which education has been developed alongside digitalization and also placing the Waldorf school as an example of a different perspective on the use of digital technologies in education. |
Keywords: | Educação Tecnologia Filosofia Psicologia TICs Education Technology ICTs Philosophy Psychology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17941 |
Issue Date: | 21-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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