Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17916
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lauramarcatolocassodesouzaaraujo.pdf5.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dias, Juliana Maddalena Trifilio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794215208644937pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665396386303796pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Iolanda Cristina dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1072180813286366pt_BR
dc.creatorAraújo, Laura Marcato Loçasso de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0399073575586539pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-11T15:26:42Z-
dc.date.available2024-12-11-
dc.date.available2024-12-11T15:26:42Z-
dc.date.issued2024-09-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17916-
dc.description.abstractLa palabra Escuela evoca a menudo reflexiones y significados variados. Se habla mucho sobre la Escuela estos días, pero ¿qué se ha oído al respecto? El ejercicio de la escucha nos presenta la posibilidad de acercarnos a lo que tiene significado para las personas. A partir de un marco que involucra el psicoanálisis y la educación, este trabajo, a través de la escritura epistolar, busca trabajar la escuela como significativa. Para el psicoanalista Jacques Lacan, el significado está relacionado con el significado que tiene una palabra para cada persona. Basada en el concepto de "geografía de la escucha", concebido por Juliana Dias, esta investigación reúne, en cartas, testimonios de personas que viven en la escuela todos los días y que estuvieron dispuestas a hablarnos de una escuela que es para todos. Ante la pregunta: “¿Qué es la escuela para ti?” ¿Qué palabras surgen del hablante? Esta es la pregunta central que este trabajo buscó abordar.pt_BR
dc.description.resumoA palavra Escola frequentemente evoca reflexões e significados variados. Atualmente, muito tem sido discutido sobre a escola, mas o que tem sido escutado sobre ela? O exercício da escuta nos coloca diante da possibilidade de nos aproximarmos do que é significante para as pessoas. Baseado em um referencial que envolve psicanálise e educação, este trabalho, utilizando uma escrita epistolar, busca trabalhar a escola como significante. Para o psicanalista Jacques Lacan, o significante relaciona-se ao sentido que uma palavra possui para cada pessoa. A partir do conceito de "geografia da escuta", inaugurado por Juliana Dias, esta pesquisa reúne, em cartas, testemunhos de pessoas que vivem a escola cotidianamente e se dispuseram a nos contar sobre uma escola que é para cada um. Ao se deparar com a pergunta: “O que é a escola para você?” quais palavras emergem do falante? Essa é a questão central que este trabalho buscou escutar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPalavrapt_BR
dc.subjectGeografia da escutapt_BR
dc.subjectLugar geopsíquicopt_BR
dc.subjectPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subjectEscuelapt_BR
dc.subjectPalabrapt_BR
dc.subjectGeografía de la escuchapt_BR
dc.subjectLugar geopsíquicopt_BR
dc.subjectPsicoanálisis y educaciónpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEscola: significante em cartas, testemunhos, lugares e memóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons