Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17916
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lauramarcatolocassodesouzaaraujo.pdf5.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Escola: significante em cartas, testemunhos, lugares e memória
Author: Araújo, Laura Marcato Loçasso de Souza
First Advisor: Dias, Juliana Maddalena Trifilio
Referee Member: Santos, Ilka Schapper
Referee Member: Santos, Iolanda Cristina dos
Resumo: A palavra Escola frequentemente evoca reflexões e significados variados. Atualmente, muito tem sido discutido sobre a escola, mas o que tem sido escutado sobre ela? O exercício da escuta nos coloca diante da possibilidade de nos aproximarmos do que é significante para as pessoas. Baseado em um referencial que envolve psicanálise e educação, este trabalho, utilizando uma escrita epistolar, busca trabalhar a escola como significante. Para o psicanalista Jacques Lacan, o significante relaciona-se ao sentido que uma palavra possui para cada pessoa. A partir do conceito de "geografia da escuta", inaugurado por Juliana Dias, esta pesquisa reúne, em cartas, testemunhos de pessoas que vivem a escola cotidianamente e se dispuseram a nos contar sobre uma escola que é para cada um. Ao se deparar com a pergunta: “O que é a escola para você?” quais palavras emergem do falante? Essa é a questão central que este trabalho buscou escutar.
Abstract: La palabra Escuela evoca a menudo reflexiones y significados variados. Se habla mucho sobre la Escuela estos días, pero ¿qué se ha oído al respecto? El ejercicio de la escucha nos presenta la posibilidad de acercarnos a lo que tiene significado para las personas. A partir de un marco que involucra el psicoanálisis y la educación, este trabajo, a través de la escritura epistolar, busca trabajar la escuela como significativa. Para el psicoanalista Jacques Lacan, el significado está relacionado con el significado que tiene una palabra para cada persona. Basada en el concepto de "geografía de la escucha", concebido por Juliana Dias, esta investigación reúne, en cartas, testimonios de personas que viven en la escuela todos los días y que estuvieron dispuestas a hablarnos de una escuela que es para todos. Ante la pregunta: “¿Qué es la escuela para ti?” ¿Qué palabras surgen del hablante? Esta es la pregunta central que este trabajo buscó abordar.
Keywords: Escola
Palavra
Geografia da escuta
Lugar geopsíquico
Psicanálise e educação
Escuela
Palabra
Geografía de la escucha
Lugar geopsíquico
Psicoanálisis y educación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17916
Issue Date: 11-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons