Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17907
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anacarolinaamorimbicalho.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2692517096595833pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Thenner Freitas da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0635587951737099pt_BR
dc.creatorBicalho, Ana Carolina Amorim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2914620252580419pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-10T12:28:58Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2024-12-10T12:28:58Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17907-
dc.description.abstractThis dissertation was prepared as part of the Professional Graduate Program in Education Management and Evaluation (PPGP), conducted at the Centre for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This management case study aimed to describe and analyze the actions taken by the management of E.E. Alberto Pereira Lima in response to high dropout rates in secondary education and to propose strategies to reduce these rates. Specifically, the objectives were to present and analyze the dropout rates at E.E. Alberto Pereira Lima, describe the management's actions in response to this indicator, investigate factors that may influence dropout rates, and propose strategies to mitigate these rates. To understand this scenario, the historical development of secondary education in Brazil was contextualized, with a focus on its persistent and problematic duality. An analysis of data from educational indicators, documents, notes, and minutes from E.E. Alberto Pereira Lima revealed high dropout rates and significant age-grade distortion in the institution's secondary education program. The research employed bibliographic research techniques and included various approaches, such as semi-structured interviews with the principal, the coordinator, and representatives from different segments of the school community. The study aimed not only to identify the problems but also to propose an Educational Action Plan, which includes intervention strategies to be implemented by the school management to reduce dropout rates and age-grade distortion. These actions were developed to address the need for a learning recovery program, rectify gaps accumulated throughout primary education, strengthen parental involvement in school life, reassess pedagogical and assessment practices, and encourage youth protagonism.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação foi elaborada no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), realizado no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão teve como objetivo descrever e analisar as ações da gestão da E.E. Alberto Pereira Lima diante dos índices de reprovação no Ensino Médio, além de propor estratégias que visem à redução desses índices. De forma mais direcionada, objetivou-se apresentar e analisar os índices de reprovação na E.E. Alberto Pereira Lima, descrever as ações implementadas pela gestão a partir desse indicador, investigar os fatores que podem influenciar esses índices e propor estratégias para diminuí-los. Para compreender esse cenário, foi realizada uma contextualização da evolução histórica do Ensino Médio no Brasil, ressaltando sua dualidade persistente e problemática. A análise dos dados, provenientes de indicadores educacionais, documentos, anotações e atas da E.E. Alberto Pereira Lima, revelou uma elevada taxa de reprovação e distorção idade-série no Ensino Médio da instituição. No processo de pesquisa, foram empregadas técnicas de pesquisa bibliográfica e diversas abordagens, incluindo entrevistas semiestruturadas com o diretor, a coordenadora e representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar. Este estudo visou não apenas identificar os problemas, mas também propor um Plano de Ação Educacional, que abrange propostas de intervenção a serem implementadas pela gestão escolar, com o objetivo de reduzir as reprovações e a distorção idade-série. As ações foram desenvolvidas para atender à necessidade de implementar um programa de recuperação da aprendizagem, corrigir as lacunas acumuladas ao longo do Ensino Fundamental, fortalecer a participação dos pais na vida escolar, reavaliar as práticas pedagógicas e de avaliação, além de incentivar o protagonismo juvenil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectReprovação escolarpt_BR
dc.subjectDistorção idade-sériept_BR
dc.subjectFluxopt_BR
dc.subjectSecondary educationpt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectAge-grade distortionpt_BR
dc.subjectEducational flowpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesafios e estratégias para a superação da reprovação e distorção idade-série no ensino médio: o caso de gestão da Escola Estadual Alberto Pereira Limapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons