Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17907
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anacarolinaamorimbicalho.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Desafios e estratégias para a superação da reprovação e distorção idade-série no ensino médio: o caso de gestão da Escola Estadual Alberto Pereira Lima
Author: Bicalho, Ana Carolina Amorim
First Advisor: Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima
Referee Member: Oliveira, Rita de Cássia
Referee Member: Cunha, Thenner Freitas da
Resumo: Essa dissertação foi elaborada no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), realizado no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão teve como objetivo descrever e analisar as ações da gestão da E.E. Alberto Pereira Lima diante dos índices de reprovação no Ensino Médio, além de propor estratégias que visem à redução desses índices. De forma mais direcionada, objetivou-se apresentar e analisar os índices de reprovação na E.E. Alberto Pereira Lima, descrever as ações implementadas pela gestão a partir desse indicador, investigar os fatores que podem influenciar esses índices e propor estratégias para diminuí-los. Para compreender esse cenário, foi realizada uma contextualização da evolução histórica do Ensino Médio no Brasil, ressaltando sua dualidade persistente e problemática. A análise dos dados, provenientes de indicadores educacionais, documentos, anotações e atas da E.E. Alberto Pereira Lima, revelou uma elevada taxa de reprovação e distorção idade-série no Ensino Médio da instituição. No processo de pesquisa, foram empregadas técnicas de pesquisa bibliográfica e diversas abordagens, incluindo entrevistas semiestruturadas com o diretor, a coordenadora e representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar. Este estudo visou não apenas identificar os problemas, mas também propor um Plano de Ação Educacional, que abrange propostas de intervenção a serem implementadas pela gestão escolar, com o objetivo de reduzir as reprovações e a distorção idade-série. As ações foram desenvolvidas para atender à necessidade de implementar um programa de recuperação da aprendizagem, corrigir as lacunas acumuladas ao longo do Ensino Fundamental, fortalecer a participação dos pais na vida escolar, reavaliar as práticas pedagógicas e de avaliação, além de incentivar o protagonismo juvenil.
Abstract: This dissertation was prepared as part of the Professional Graduate Program in Education Management and Evaluation (PPGP), conducted at the Centre for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This management case study aimed to describe and analyze the actions taken by the management of E.E. Alberto Pereira Lima in response to high dropout rates in secondary education and to propose strategies to reduce these rates. Specifically, the objectives were to present and analyze the dropout rates at E.E. Alberto Pereira Lima, describe the management's actions in response to this indicator, investigate factors that may influence dropout rates, and propose strategies to mitigate these rates. To understand this scenario, the historical development of secondary education in Brazil was contextualized, with a focus on its persistent and problematic duality. An analysis of data from educational indicators, documents, notes, and minutes from E.E. Alberto Pereira Lima revealed high dropout rates and significant age-grade distortion in the institution's secondary education program. The research employed bibliographic research techniques and included various approaches, such as semi-structured interviews with the principal, the coordinator, and representatives from different segments of the school community. The study aimed not only to identify the problems but also to propose an Educational Action Plan, which includes intervention strategies to be implemented by the school management to reduce dropout rates and age-grade distortion. These actions were developed to address the need for a learning recovery program, rectify gaps accumulated throughout primary education, strengthen parental involvement in school life, reassess pedagogical and assessment practices, and encourage youth protagonism.
Keywords: Ensino médio
Reprovação escolar
Distorção idade-série
Fluxo
Secondary education
School dropout
Age-grade distortion
Educational flow
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17907
Issue Date: 3-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons