https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17885
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Saber quem sou: a compreensão da crise de identidade como parte do respeito à condição de pessoa em desenvolvimento |
Autor(es): | Carvalho, Yuri Ernandes Rodrigues de |
Orientador: | Nardelli, Marcella Alves Mascarenhas |
Miembros Examinadores: | Barbosa, Thais da Silva |
Miembros Examinadores: | Santos, Edgard Augusto Alves |
Resumo: | Objetivou-se, com o presente estudo, trazer uma contribuição à compreensão do princípio do respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, utilizando-se, para tanto, da literatura da psicologia do desenvolvimento, da sociologia e da pedagogia. Tal escolha se justifica pela grande ausência de trabalhos que buscam em outras áreas o embasamento para conceituar o que seria a condição de pessoa em desenvolvimento. Neste sentido, foi essencial a compreensão do desenvolvimento em crises de Erik Erikson e a noção de que a principal dificuldade da adolescência é a superação da crise de identidade, bem como a compreensão presente em etnografias realizadas com adolescentes privados da liberdade. Propõe-se,a o fim, a criação de uma nova possibilidade de identificação-diferenciação por meio dos grupos de reflexão e dos círculos restaurativos de recepção e compromisso no curso da medida, visando possibilitar que os adolescentes possam superar a crise de identidade, mesmo privados de liberdade. |
Resumen : | The aim of this study is to contribute to the understanding of the principle of respect for the peculiar condition of the developing person, utilizing literature from developmental psychology, sociology, and pedagogy. This choice is justified by the significant lack of work exploring this concept in law studies. In this context, understanding Erik Erikson’s development through crises was essential, particularly regarding the main challenge of adolescence is overcoming the identity crisis, as well as insights from ethnographies conducted with adolescents deprived of liberty. Ultimately, the study proposes the creation of new possibilities for identification-differentiation through reflection groups and restorative circles during the action, aiming to help adolescents overcome the identity crisis, even while deprived of freedom. |
Palabras clave : | Direito da criança e do adolescente Crise de identidade Pessoa em desenvolvimento Medida socioeducativa Children's and adolescents rights Identity crisis Developing person Socio-educational action |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Direito |
Clase de Acesso: | Acesso Embargado |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17885 |
Fecha de publicación : | 4-oct-2024 |
Aparece en las colecciones: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
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