https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17862
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Dissertação |
Título: | Aplicação dos critérios para qualificação de aeroportos como Hub de cargas: caso de estudo do Aeroporto Regional da Zona da Mata |
Autor(es): | Teodoro, Reinaldo Elias |
Primeiro Orientador: | Castañon, José Alberto Barroso |
Membro da banca: | Stefano, Ercilia de |
Membro da banca: | Teixeira Filho, José Luiz Lopes |
Membro da banca: | Nascimento, Walcyr Duarte |
Resumo: | O setor de transporte aéreo experimenta um notável e acelerado desenvolvimento ao longo das últimas décadas, consolidando-se como um dos modais mais proeminentes em termos de crescimento e expansão. Esse crescimento significativo é amplamente atribuído à desregulamentação do setor, que catalisa uma série de mudanças no panorama da aviação civil, com destaque para a expansão do modelo de rota hub-and-spoke. Este trabalho propõe identificar os principais critérios para a qualificação de aeroportos como hub de carga e, com base nesses critérios, avaliar a aplicação no Aeroporto Presidente Itamar Franco. A metodologia adotada fundamenta-se em um suporte teórico embasado por uma pesquisa bibliográfica criteriosa, a partir da qual são identificados 17 critérios aplicáveis ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, sendo eles: taxa aeroportuária, frequência de voos, terminal aeroportuário, serviço de alfândega, infraestrutura de acesso ao aeroporto, número de empresas operando, ligações aéreas, variedade de serviços, proximidade com a área de importação/exportação, conexões intermodais (ferrovia, autoestradas e canais), eficiência de handling, tempo de táxi e armazenagem/eficiência das zonas de movimentação de carga, eficiência aduaneira, boa reputação para carga (danos e atrasos), densidade aeroportuária (tráfego), infraestrutura adequada e segurança do aeroporto. Conclui-se que os aeroportos desempenham um papel crucial no crescimento regional, e o Aeroporto Regional da Zona da Mata demonstra um potencial considerável para operações de carga, sendo a infraestrutura de acesso seu principal limitador. considerável para operações de carga, sendo a infraestrutura de acesso seu principal limitador. |
Abstract: | The air transport sector has experienced remarkable and accelerated development over the past decades, solidifying itself as one of the most prominent modes of transportation in terms of growth and expansion. This significant growth is largely attributed to the deregulation of the industry, which has catalyzed a series of changes in the civil aviation landscape, notably the expansion of the hub-and-spoke route model. This paper aims to identify the main criteria for qualifying airports as cargo hubs and, based on these criteria, to assess their application to Presidente Itamar Franco Airport. The methodology adopted is grounded in a theoretical framework supported by a thorough literature review, from which 17 applicable criteria for the Zona da Mata Regional Airport are identified. These criteria include airport charges, flight frequency, airport terminal, customs services, airport access infrastructure, number of operating companies, air connections, variety of services, proximity to import/export areas, intermodal connections (rail, highways, and waterways), handling efficiency, taxi time and storage/efficiency of cargo handling areas, customs efficiency, good cargo reputation (damage and delays), airport density (traffic), adequate infrastructure, and airport security. It was concluded that airports play a crucial role in regional growth, and the Zona da Mata Regional Airport demonstrates considerable potential for cargo operations, with access infrastructure being its main limitation. |
Palavras-chave: | Aeroportos Hub de carga aéreo Critérios de classificação de aeroportos como hub de cargas Airports Air cargo Hub Criteria for classifying airports as cargo hubs |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17862 |
Data do documento: | 4-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações) |
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