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Clase: Dissertação
Título : Morfologia urbana: um estudo sobre o entorno das estações ferroviárias de Juiz de Fora
Autor(es): Amaral, Luan Bastos
Orientador: Castañon, José Alberto Barroso
Miembros Examinadores: Borges, Marcos Martins
Miembros Examinadores: Paula, Bárbara Arantes de
Resumo: A chegada da estrada de ferro em Juiz de Fora foi um importante eixo articulador do espaço urbano, trouxe alterações para a cidade desde o momento de sua implantação até os dias de hoje. As intervenções realizadas na cidade decorrentes dos problemas entre linha férrea e mobilidade modificam a malha urbana e a paisagem local, perceptível principalmente no entorno das estações e seus complexos ferroviários. Entretanto, as estações ferroviárias são marcos e referências da cidade, o local onde estão implantadas são considerados núcleos históricos urbanos, guardam a memória de uma época em que as ferrovias eram sinônimo de desenvolvimento e modernidade. Para compreender o crescimento e as transformações ocorridas na cidade, as perspectivas teórico-metodológicas da morfologia urbana se destacam como meios eficientes para a compreensão do espaço urbano, enquanto forma, processo e função, promovendo uma leitura através de suas características físicas e espaciais, assim como os atores e os processos responsáveis pelas suas transformações. O objetivo deste trabalho é analisar a atual morfologia urbana do entorno das estações ferroviárias de Juiz de Fora, a partir dos elementos que compõem o espaço urbano. A metodologia utilizada consiste na aplicação das bases teóricas e conceituais de M.R.G Conzen sobre a morfologia urbana. Para a compreensão completa e atual das áreas de estudo, aplicou-se o conceito de região morfológica e a partir da identificação e descrição das regiões morfológicas foram analisadas, a legislação do território, o uso do solo, os bens tombados e o sistema viário da área do entorno das estações ferroviárias de Juiz de Fora. Assim, foram analisadas o entorno das Estações Central do Brasil e Leopoldina no bairro centro, e a Estação Mariano Procópio localizada no bairro de mesmo nome. Mesmo localizadas em bairros diferentes, os resultados desta pesquisa nos mostraram que o espaço urbano do entorno das estações ainda preserva importantes patrimônios culturais que fizeram parte da história da cidade, que ambas regiões vem passado por um processo de transformação, sendo esses, a construção de empreendimentos imobiliários verticalizados, alterações nas vias e construções de equipamentos para a transposição da linha férrea. Todas as semelhanças e diferenças indicadas ao longo dos resultados da pesquisa demonstram que a ferrovia deixou sua marca por onde foi implantada, contribuindo de modo decisivo para delinear a forma como a paisagem urbana se configurou.
Resumen : The arrival of the railroad in Juiz de Fora was an important axis of articulation of the urban space, bringing changes to the city from the moment of its implementation to the present day. The interventions carried out in the city due to the problems between the railroad and mobility modified the urban fabric and the local landscape, noticeable mainly in the surroundings of the stations and their railway complexes. However, the railway stations are landmarks and references of the city, the places where they are located are considered urban historical centers, preserving the memory of a time when the railways were synonymous with development and modernity. To understand the growth and transformations that occurred in the city, the theoretical-methodological perspectives of urban morphology stand out as efficient means for understanding the urban space, as a form, process and function, promoting an interpretation through its physical and spatial characteristics, as well as the actors and processes responsible for its transformations. The objective of this work is to analyze the current urban morphology of the surroundings of the railway stations of Juiz de Fora, based on the elements that make up the urban space. The methodology used consists of applying the theoretical and conceptual bases of M.R.G. Conzen on urban morphology. In order to fully and up-to-date understand the study areas, the concept of morphological region was applied and, based on the identification and description of the morphological regions, the legislation of the territory, land use, listed assets and the road system of the area surrounding the Juiz de Fora railway stations were analyzed. Thus, the surroundings of the Central do Brasil and Leopoldina Stations in the downtown neighborhood and the Mariano Procópio Station located in the neighborhood of the same name were analyzed. Even though they are located in different neighborhoods, the results of this research showed us that the urban space surrounding the stations still preserves important cultural heritage that was part of the city's history, and that both regions have been undergoing a process of transformation, such as the construction of verticalized real estate developments, changes in the roads and construction of equipment for the transposition of the railway line. All the similarities and differences indicated throughout the research results demonstrate that the railway left its mark wherever it was built, contributing decisively to delineating the way in which the urban landscape was configured.
Palabras clave : Ferrovia
Morfologia urbana
Juiz de Fora
Railway
Urban morphology
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17861
Fecha de publicación : 30-jul-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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