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Type: Dissertação
Title: Apropriação e uso de dados educacionais pela E.E. Dona Raimunda Duque: dificuldades e possíveis sugestões para implementação da cultura do uso de dados
Author: Souza, Eciane Maria de Paula
First Advisor: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Referee Member: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Referee Member: Bertolotti, Diovana Paula de Jesus
Resumo: A dissertação desenvolvida analisou as dificuldades no processo de apropriação e uso de dados educacionais pela Escola Estadual Dona Raimunda Duque (EEDRD), localizada no leste de Minas Gerais. O caso apresentado evidencia a não utilização de dados pela instituição baseando-se em documentos da escola que foram analisados, dos indicadores educacionais estagnados e das evidências encontradas na entrevista realizada com as especialistas da escola e grupo focal realizado junto aos professores. A pergunta desta pesquisa é: “Quais as dificuldades no processo de apropriação e uso de dados educacionais por essa instituição?” O objetivo geral foi de analisar como a equipe gestora e docente da escola poderiam se apropriar dos dados educacionais em busca do aperfeiçoamento das práticas de gestão pedagógica. Os objetivos específicos foram: I) descrever as estratégias de gestão pedagógica referentes à apropriação dos dados educacionais implementadas pela instituição; II) analisar, por meio dos registros da escola, resultados de desempenho, e entrevista realizada com especialistas e professores, as dificuldades no uso de dados educacionais produzidos pela escola; e III) propor um plano de ação educacional (PAE) que contribua para que a utilização de dados educacionais esteja presente nas práticas de gestão da EEDRD. Um eixo teórico mobilizado é acerca da gestão pedagógica para o uso de dados que parte de Boudett, City e Murnane (2020), por meio do processo Data Wise, dialogando com Libâneo (1994; 2001; 2007), Leal (2005), Fusari (1990), Lück (2007), Costa e Vidal (2020), Luz e Mello (2015), Santos e Santos (2010), Saviani (1985), e Freire (1996; 2012). Outro eixo teórico, gestão escolar, é desenvolvido com base em Lück (2009), Costa e Vidal (2020), Soares (2005), Brooke (2006), Oliveira e Vasques-Menezes (2018) e Paro (2010). Após a aplicação dos instrumentos de pesquisa citados, destacou-se a necessidade de a EEDRD abrir espaços de planejamento coletivo durante os horários de modulo II, além de conscientizar os alunos e responsáveis acerca das avaliações externas das quais a escola participa. Dessa forma, o PAE propõe além de formação de professores, demais ações que possam contribuir para a construção da cultura do uso de dados nesta escola.
Abstract: This dissertation analyzed the challenges in the process of appropriation and use of educational data by Dona Raimunda Duque State School (EEDRD), located in eastern Minas Gerais, Brazil. The case study demonstrates the institution's lack of data utilization, based on analyzed school documents, stagnant educational indicators, and evidence found in interviews with school specialists and a focus group conducted with teachers. The research question is: “What are the challenges in the process of appropriating and using educational data in this institution?” The main objective was to analyze how the school’s management team and teaching staff could appropriate educational data to improve pedagogical management practices. The specific objectives were: I) to describe the pedagogical management strategies related to the appropriation of educational data implemented by the institution; II) to analyze, through school records, performance results, and interviews conducted with specialists and teachers, the difficulties in using educational data produced by the school; and III) to propose an educational action plan (PAE) that contributes to the incorporation of educational data use into the management practices at EEDRD. One theoretical framework involves pedagogical management for data use, based on Boudett, City, and Murnane (2020) through the Data Wise process, in dialogue with Libâneo (1994, 2001, 2007), Leal (2005), Fusari (1990), Lück (2007), Costa and Vidal (2020), Luz and Mello (2015), Santos and Santos (2010), Saviani (1985), and Freire (1996, 2012). The second theoretical framework, school management, was developed based on Lück (2009), Costa and Vidal (2020), Soares (2005), Brooke (2006), Oliveira and VasquesMenezes (2018), and Paro (2010). The findings highlighted the need for EEDRD to create spaces for collective planning during Module II hours, as well as to raise awareness among students and their guardians about the external assessments in which the school participates. Thus, the PAE proposes teacher training and additional actions to foster a data-use culture within the school.
Keywords: Gestão Pedagógica
Análise de dados
Gestão escolar
Pedagogical management
Data analysis
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17860
Issue Date: 8-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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