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Tipo: Tese
Título: Entre contações de histórias: vidas miúdas na escola
Autor(es): Almeida, Marcos Adriano de
Primeiro Orientador: Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento
Membro da banca: Clareto, Sônia Maria
Membro da banca: Mendes, Tarcisio Moreira
Membro da banca: Gomes, Giovani Cammarota
Membro da banca: Rufino, Janaína de Assis
Membro da banca: Fernandes, Filipe Santos
Resumo: Uma pesquisa que se faz e se dá com acontecimentos. Permeando a escola, suas salas de aula, seus corredores, as escadas, os pátios e a horta. Invadindo seus tempos, como o recreio, os intervalos e as rotinas. Uma pesquisa que se compõe com alunas, alunos, professores, professoras, famílias e a comunidade escolar. Nesse cenário, a pesquisa se põe a perguntar: que vidas se fazem numa escola? Que vidas se afirmam nesses acontecimentos atemporais que passam e perpassam uma escola? Perguntas que produzem vários desdobramentos, várias inquietações e ruídos em produções maquínicas. Problemas se instalam em um pesquisar: que pode uma vida miúda? Pode um acontecimento, pequeno que seja, provocar pensar? Maria corre pelo corredor com um celular na mão, jogando. Maria chora sobre uma operação matemática. Pedro corre pelo pátio em torno de um palco provisório. Maria desenha uma janela e escreve: estou tentado ficar forte nessa pandemia. Acontecimentos que dizem da escola, da vida e provocam escritas em experimentações deixando, em encruzilhadas, o pesquisador e aqueles que são perpassados pelos emaranhados de forças da vida se constituindo numa escola. Pequenos acontecimentos produzem uma sucessão de sentidos e, no pesquisar, são o próprio sentido tornando-se elementos ímpares para esta pesquisa. Com eles, vidas miúdas se afirmam. O brincar na escola, o tempo na escola, a vida que se faz e provoca outros lugares de afeto. A escola deixa de ser o espaço fixo e imóvel e se torna, sempre, um espaço que se constitui com a criança, um espaço de disputa, de relações instáveis e provisórias. Uma pesquisa imbricada nos processos de vida que se dão na e com a escola, feitos de atravessamentos. A escrita da tese se compõe mapeando esses pequenos acontecimentos com vidas miúdas em sua produção. Em uma possibilidade, os acontecimentos aparecem de forma despretensiosa, sem perder sua força com esse aspecto. Em outro momento, alguns elementos e objetos aparecem para compor e estender por linhas diversas a força dessas vidas. Entrelaçando a tudo isso chegam autoras e autores em sua produção de pensamento. Atravessando a escrita vem Deleuze, Guattari, Segato, Galeano, Kopenawa, Donna J. Haraway, Rotondo, Belcavello, Clareto, Cammarota. Assim, a escrita do pesquisar afirma quanto pode uma vida em experimentações na escola, com a escola e através dela.
Abstract: A research that unfolds and emerges from events. Permeating the school, its classrooms, hallways, stairs, courtyards, and the garden. It invades its times, like recess, breaks, and daily routines. Research that comes together with students, teachers, families, and the school community. In this setting, the research asks: what lives take shape in a school? What lives are affirmed in these timeless events that pass through and traverse a school? Questions that lead to various developments, disturbances, and disruptions within machinic productions. Problems emerge in this act of researching: what can a small life do? Can an event, no matter how small, provoke thought? Maria runs through the hallway with her cellphone in hand, playing. Maria cries over a math problem. Pedro runs around a makeshift stage in the courtyard. Maria draws a window and writes: I am trying to stay strong during this pandemic. Events that speak of the school, of life, and provoke writings through experimentation, leaving the researcher and those touched by the tangled forces of life at the crossroads of becoming within a school. Small events produce a succession of meanings and, in the research, are themselves meanings, becoming singular elements for this study. Through them, small lives are affirmed. Playing in school, time in school, the life that unfolds and stirs other places of affection. The school ceases to be a fixed, immovable space and becomes, always, a space that forms with the child, a space of disputes, unstable and provisional relationships. Research intertwined with the processes of life that occur in and with the school, made up of intersections. The writing of this thesis maps these small events with small lives in their creation. In one instance, the events appear unpretentiously, without losing their strength with such a demeanor. At other moments, some elements and objects emerge to compose and extend the force of these lives through various lines. Intertwined with all of this, authors and thinkers emerge in their thought production. Deleuze, Guattari, Segato, Galeano, Kopenawa, Donna J. Haraway, Rotondo, Belcavello, Clareto, and Cammarota pass through the writing. Thus, the act of writing research affirms how much a life can do through experimentations within, with, and through the school.
Palavras-chave: Educação matemática
Criança
Experimentação
Cotidiano escolar
Fabulação
Mathematics education
Child
Experimentation
School daily life
Fabulation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17855
Data do documento: 8-Out-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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