https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17793
File | Description | Size | Format | |
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pedrogabrielperissinotto.pdf | 3.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | Bergson, a atenção e a educação: hábito, inteligência, intuição, criação e processos educacionais |
Author: | Perissinotto, Pedro Gabriel |
First Advisor: | Pinto, Tarcísio Jorge Santos |
Referee Member: | Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do |
Referee Member: | López, Maximiliano Valerio |
Referee Member: | Marques, Silene Torres |
Referee Member: | Henriques, Fernando Meireles Monegalha |
Resumo: | Este trabalho, embasado na ideia de que existe um dinamismo entre as concepções que constitui o corpo da teoria bergsoniana, procura compreender, arrolar, concatenar, fundamentar e explicitar as formas que a atenção adquire na obra de Bergson e traçar algumas implicações desta compreensão para a educação de nossos dias. Desse modo, quer verificar se na ideia de atenção de Bergson existem elementos que a educação possa desenvolver como recursos que, ao menos, atenuem o problema da dispersão da atenção pelo educando e a sua consequente fragmentação perceptiva. O trabalho faz isso a partir de um levantamento da sistemática de como a ideia de atenção de Bergson se insere e opera entre as outras ideias que expressa nos textos que são mais importantes para essa discussão. Desse modo, à medida que procura demonstrar que a concepção de atenção em Bergson é dinâmica, e que consiste em um movimento de mudança que adquire uma forma diferente em cada uma das etapas do seu movimento, defende que ela não se restringe aos limites estritos da atividade do intelecto. No seu limite inferior, a atenção participa dos movimentos do corpo, como inclinação e como hábito. No seu limite superior, a atenção participa da duração (do movimento de sucessão das mudanças qualitativas dos nossos estados de consciência que se fundem, sem contornos definidos e sem possibilidade de medição), que constantemente cria o novo que sempre está vindo a ser, como intuição dessa criação. Ao tratar das implicações desta compreensão da atenção em Bergson para os processos educacionais, este trabalho procura demonstrar que, na relação com a educação, lhe abre uma dimensão em que é concebida como metafísica. Nesta concepção de educação, os conhecimentos que são propriamente desenvolvidos pelo educando constituem-se pela vida mesma dele, e as ações que realiza de si, os mecanismos motores que estabiliza como diferentes hábitos e as experiências que acumula por realizações artísticas são cruciais para a constituição da sua pessoa e para a educação da sua atenção, desenvolvendo constância e força de penetração na mesma. Por estas considerações, podemos ver a contribuição de Bergson para a compreensão do papel dos processos atencionais nos processos educacionais tanto na constituição do conhecimento quanto na formação do educando. |
Abstract: | This paper, based on the idea that there is a dynamism between the concepts that constitute the body of Bergsonian theory, seeks to understand, list, concatenate, substantiate and explain the forms that attention acquires in Bergson's work and to outline some implications of this understanding for education today. In this way, it seeks to verify whether in Bergson's idea of attention there are elements that education can develop as resources that, at least, mitigate the problem of the dispersion of attention by the student and its consequent perceptive fragmentation. The paper does this based on a systematic survey of how Bergson's idea of attention is inserted and operates among the other ideas that it expresses in the texts that are most important for this discussion. Thus, as it seeks to demonstrate that Bergson's conception of attention is dynamic, and that it consists of a movement of change that acquires a different form in each of the stages of its movement, it argues that it is not restricted to the strict limits of the activity of the intellect. At its lower limit, attention participates in the movements of the body, as an inclination and as a habit. At its upper limit, attention participates in duration (in the successive movement of qualitative changes in our states of consciousness that merge, without defined contours and without the possibility of measurement), which constantly creates the new that is always coming into being, as an intuition of this creation. By addressing the implications of this understanding of attention in Bergson for educational processes, this work seeks to demonstrate that, in relation to education, it opens up a dimension in which it is conceived as metaphysical. In this conception of education, the knowledge that is properly developed by the student is constituted by his own life, and the actions he performs of himself, the motor mechanisms that he stabilizes as different habits and the experiences he accumulates through artistic achievements are crucial for the constitution of his person and for the education of his attention, developing constancy and force of penetration in it. Through these considerations, we can see Bergson's contribution to the understanding of the role of attentional processes in educational processes, both in the constitution of knowledge and in the formation of the student. |
Keywords: | Bergson Atenção Educação Hábito Criação Bergson Attention Education Habit Creation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17793 |
Issue Date: | 14-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses) |
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