Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17791
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquelcristinadeoliveira.pdf18.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Aprendendo a transformar calor em trabalho: uma abordagem potencialmente significativa no ensino de máquinas térmicas a vapor
Author: Oliveira, Raquel Cristina de
First Advisor: Hernandes, Júlio Akashi
Co-Advisor: Nogueira, Giovana Trevisan
Co-Advisor: Menezes, Paulo Henrique Dias
Referee Member: Nascimento, Denise Andrade do
Referee Member: Freitas, Alysson Miranda de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver e aplicar uma sequência didática voltada para o ensino da termodinâmica e das máquinas térmicas a vapor no Ensino Médio, esse é um tema de grande relevância e essencial para uma compreensão mais completa e significativa do conteúdo. Para fundamentar essa proposta, o referencial teórico inclui conceitos de aprendizagem baseados nos estudos de Vygotsky e Ausubel e nas contribuições de Marco Antônio Moreira para o Ensino da Física. A sequência didática, elaborada segundo a metodologia de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), integra atividades práticas e teóricas distribuídas em três etapas: uma introdução com vídeos e elaboração de mapas mentais, a construção e competição de barquinhos pop-pop e a pesquisa, construção e apresentação de máquinas térmicas a vapor, além da observação do funcionamento de um motor de Stirling. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos envolvidos no projeto alcançaram uma compreensão dos aspectos técnicos e históricos das máquinas térmicas, validando a eficácia da abordagem metodológica proposta.
Abstract: The general objective of this work is to develop and apply a didactic sequence aimed at teaching thermodynamics and thermal steam engines in high school, this is a topic of great relevance and essential for a more complete and meaningful understanding of the content. To support this proposal, the theoretical framework includes learning concepts based on the studies of Vygotsky and Ausubel and the contributions of Marco Antônio Moreira to the Teaching of Physics. The didactic sequence, prepared according to the Potentially Significant Teaching Units (UEPS) methodology, integrates practical and theoretical activities distributed in three stages: an introduction with videos and creation of mental maps, the construction and competition of pop-pop boats and research, construction and presentation of thermal steam engines, in addition to observing the operation of a Stirling engine. The results obtained demonstrated that the students involved in the project achieved an understanding of the technical and historical aspects of thermal machines, validating the effectiveness of the proposed methodological approach.
Keywords: Ensino da física
Máquinas térmicas a vapor
Termodinâmica
Aprendizagem significativa
Teaching physics
Steam heat engines
Thermodynamics
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17791
Issue Date: 27-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons