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dc.contributor.advisor1Fernandes, Dmitri Cerboncini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428819445547353pt_BR
dc.contributor.referee1Peixoto, Luiz Antonio da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4041330242286852pt_BR
dc.contributor.referee2Regatieri, Ricardo Pagliuso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3077741187299322pt_BR
dc.creatorGarcia, Carlos Eleonay Meirelles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6827692128063671pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T14:17:25Z-
dc.date.available2024-11-12-
dc.date.available2024-11-13T14:17:25Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17738-
dc.description.abstractThis paper starts with an analysis of the literary work "The Handmaid's Tale", seeking to develop a structure of feelings specific to literature characterized as dystopia. Our hypothesis consists of a methodological understanding of the structure of feelings in dystopias based on a conceptual and aesthetic approach to the idea of contemplation, as an astonished condition of the modern subject in the authoritarian and reified consequences of Enlightenment reason, which produces an unconscious social domination among individuals. In this sense, we argue about the characters' incapacity for praxis in the dystopian literary representation, understanding, in the form and content of this artistic representation, the diagnosis of a bourgeois ideological decadence (a crisis of Enlightenment values), as well as a mediation that converges with the elements and meanings expressed in this crisis, such as irrationalism. Thus, we seek to explore social representation within dystopias based on the concept of domination without a subject, developed by Robert Kurz, in which we highlight the self-reproduction of dystopian society based on a rationalization of subjects, in which they are instrumentalized for an alien purpose, or rather, contrary to human emancipation. In this way, we will demonstrate how the social representation of the dystopian plot, based on this absolute alienation between the subjects, understands modern sociability based on the fetishism of the commodity and its valorization of value. Finally, we discuss the critical dimensions of dystopian literature, pointing out its negative perspective and rejection of bourgeois, Enlightenment elements, as well as its exploration of decadent aesthetic elements that absolutize the split between subject and object, manifesting a total unknowability of social being, a conception of modern irrationalism as an expression of a reactionary Philosophy of History.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho parte da análise da obra literária "O Conto da Aia" buscando desenvolver uma estrutura de sentimentos própria da literatura caracterizada como distopia. Nossa hipótese consiste na compreensão metodológica da estrutura de sentimentos das distopias a partir de um enfoque conceitual e estético à ideia de contemplação, enquanto uma condição atônita do sujeito moderno nas consequências autoritárias e reificadas da razão iluminista, produtora de uma dominação social inconsciente entre os indivíduos. Nesse sentido, argumentamos sobre a incapacidade de práxis das personagens na representação literária distópica, entendendo, na forma e no conteúdo dessa representação artística, o diagnóstico de uma decadência ideológica burguesa (uma crise dos valores iluministas), bem como uma mediação convergente aos elementos e sentidos expressos nessa crise, tal como o irracionalismo. Assim, buscamos explorar a representação social dentro das distopias a partir do conceito de dominação sem sujeito, elaborado por Robert Kurz, em que destacamos a autorreprodução da sociedade distópica a partir de uma racionalização dos sujeitos, em que são instrumentalizados para uma finalidade alheia, ou melhor, contrária à emancipação humana. Desse modo, demonstraremos como a representação social do enredo distópico, baseado nessa absoluta alienação entre os sujeitos, compreende a sociabilidade moderna a partir do fetichismo da mercadoria e de sua valorização do valor. Por fim, discutimos as dimensões de criticidade da literatura de distopia, apontando sua perspectiva negativa e de rejeição aos elementos burgueses, iluministas, bem como sua exploração dos elementos estéticos decadentes que absolutizam a cisão entre sujeito e objeto, manifestando uma total incognoscibilidade do ser social, concepção do irracionalismo moderno como expressão de uma Filosofia da História reacionária.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectDistopiaspt_BR
dc.subjectEstrutura de sentimentospt_BR
dc.subjectDominação sem sujeitopt_BR
dc.subjectDecadência ideológica burguesapt_BR
dc.subjectCrítica do valorpt_BR
dc.subjectDystopiaspt_BR
dc.subjectStructure of feelingspt_BR
dc.subjectDomination without subjectpt_BR
dc.subjectBourgeois ideological decadencept_BR
dc.subjectCritique of valuept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.title“O Conto da Aia”, de Margaret Atwood: a literatura distópica sob a dominação sem sujeitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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