https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17714
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
biancabatistaporto.pdf | PDF/A | 393.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Vivência do reiki por estudantes de enfermagem com sintomas de ansiedade, depressão e estresse |
Other Titles: | Expirience of reiki by nursing students with symptoms of anxiety, depression and stress |
Author: | Porto, Bianca Batista |
First Advisor: | Amorim, Thais Vasconselos |
Referee Member: | Gonçalves, Ângela Maria Côrrea |
Referee Member: | Duarte, Thamara Aquino |
Resumo: | INTRODUÇÃO: a enfermagem tem se apresentado como um dos cursos que mais expõe os estudantes a fatores que podem causar sofrimento mental, devido à sua formação humanística e ao tipo de trabalho, que envolve maior proximidade e interação com pacientes, familiares e acompanhantes. Neste sentido, o reiki pode ser utilizado como estratégia de cuidado/autocuidado promotora de saúde e minimizadora de sintomas de ansiedade, estresse e depressão, uma vez que tem contribuído no campo da Saúde Mental de modo substancial, reduzindo a frequência de transtornos mentais comuns, insônia e distúrbios psicossomáticos. OBJETIVO: compreender a vivência do reiki para estudantes de enfermagem com sintomas de estresse, ansiedade e depressão. MÉTODO: pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. O cenário da pesquisa foi em uma unidade acadêmica de uma universidade de Minas Gerais. A amostra de conveniência foi constituída por 15 acadêmicos de enfermagem com sintomas moderados, severos e extremamente severos de ansiedade, estresse e depressão, os quais foram entrevistados após a vivência de três sessões de reiki. RESULTADOS: a idade média dos participantes é de 20,8 anos, sendo 66,66% do sexo feminino e 33,33% do sexo masculino, onde ambos foram analisados pelos sintomas de ansiedade (moderado 14,28%, severo 42,85% e extremamente severo 42,85%), depressão (moderado 0%, severo 13,33% e extremamente severo 86,66%) e estresse (moderado 13,33%, severo 60% e extremamente severo 26,66%). Os participantes expressam suas percepções emocionais por meio de sensações, pensamentos e mudanças de comportamento após a vivência das três sessões de reiki. Relatam mudanças de pensamento ou comportamento após focar seus pensamentos inteiramente na sessão, alguns também relataram os efeitos emocionais percebidos e outros, por questões pessoais, dizem não haver mudança nem mental e nem emocional por parte do participante. Contam um pouco melhor sobre suas percepções físicas e emocionais após a vivência das três sessões de reiki e os impactos em seu dia a dia, além de o final do período e as intempéries do cotidiano interferir diretamente nas sensações de estresse e ansiedade, bem como as sessões os reduzem e, por fim, revelam sensações que vão para além apenas do âmbito físico ou sentimental de forma separada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o reiki enquanto terapia complementar beneficia os usuários desta prática minimizando os índices de ansiedade, depressão e estresse, melhorando a qualidade de vida dos mesmos. |
Abstract: | INTRODUCTION: nursing has been presented as one of the courses that most exposes students to factors that can cause mental suffering, due to its humanistic training and the type of work, which involves greater proximity and interaction with patients, family members and companions. In this sense, reiki can be used as a care/self-care strategy that promotes health and minimizes symptoms of anxiety, stress and depression, as it has contributed substantially to the field of mental health, reducing the frequency of common mental disorders, insomnia and psychosomatic disorders. OBJECTIVE: to understand the experience of reiki for nursing students with symptoms of stress, anxiety and depression. METHOD: research with a qualitative, exploratory and descriptive approach. The research setting was in an academic unit at a university in Minas Gerais. The convenience sample consisted of 15 nursing studentswith moderate, severe and extremely severe symptoms of anxiety, stress and depression, whowere interviewed after experiencing three reiki sessions. RESULTS: the average age of the participants is 20.8 years, 66.66% female and 33.33% male, both were analyzed for anxiety symptoms (moderate 14.28%, severe 42.85 % and extremely severe 42.85%), depression (moderate 0%, severe 13.33% and extremely severe 86.66%) and stress (moderate 13.33%, severe 60% and extremely severe 26.66%). Participants express their emotional perceptions through sensations, thoughts and changes in behavior after experiencing the three reiki sessions. They report changes in thought or behavior after focusing their thoughts entirely on the session, some also report the perceived emotional effects and others, for personal reasons,say there is no mental or emotional change on the part of the participant. They tell us a little better about their physical and emotional perceptions after experiencing the three reiki sessions and the impacts on their daily lives, in addition to the fact that the end of the period and the elements of daily life directly interfere with feelings of stress and anxiety, as well as the sessions reduce them and, finally, reveal sensations that go beyond just the physical or sentimental scope in a separate way. FINAL CONSIDERATIONS: reiki as a complementary therapy benefits users of this practice by minimizing levels of anxiety, depression and stress, improving their quality of life |
Keywords: | Estudantes de enfermagem Saúde mental Terapias complementares Reiki Nursing students Mental health Complementary therapies Reiki |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Enfermagem |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17714 |
Issue Date: | 12-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Faculdade de Enfermagem - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License