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dc.contributor.advisor1Perobelli, Fernanda Finotti Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706392H0pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vasconcelos, Silvinha Pinto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797645Y4pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Cláudio Roberto Fóffano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721416Z8pt_BR
dc.contributor.referee2Minardi, Andrea Maria Accioly Fonseca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763497A1pt_BR
dc.creatorRabello, Gabriel Gouvêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T13:24:06Z-
dc.date.available2016-06-07-
dc.date.available2016-07-13T13:24:06Z-
dc.date.issued2013-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1770-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to estimate the potential competitive effects on the relevant market of major mergers occurred in Brazil after the Real Plan, evaluating the effectiveness of methods used to estimate ex ante effects actually observed in the profitability of merged firms and rivals ex post. According to the analysis of the theoretical model proposed by Motta(2004), it is possible to use the result of rival firms in the market in which the merger occurred as an indicator of the presence of gains in efficiency or market power in the relevant market of the merged firms, where positive returns for rival firms indicate the presence of market power and, consequently, a decrease in consumer surplus and welfare in the economy. Similarly, negative returns for rival firms indicate the presence of efficiency gains and increased well-being. To estimate the effects of mergers on rivals and firms merged, is used in this work to study methodology in which events are calculated abnormal stock returns of rival firms as well as firms merged, resulting from the merger announcement. This comparison was made by means of a correlation analysis and regression. In this study, a sample of 42large horizontal mergers between firms with publicly traded shares listed on the BM&FBOVESPA and their respective rivals in the sector was used, and a breakdown for a specific sector, the Telecommunications. The empirical results obtained in the methodology of event studies show a higher presence of anticompetitive mergers in general (gain market power) and efficiency gains in the sector of Telecommunications effects. Furthermore, it was found for both the rival firms as for firms merged, positive and significant correlation between abnormal returns and the effect on ex post profitability, demonstrating the market's ability to anticipate the negative effects of mergers on the welfare. These results are also corroborated by regression analysis, fitting to emphasize the presence of the effect of mean reversion, thus demonstrating the usefulness of the event study methodology to capture the potential effects of ex ante mergers.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é estimar os potenciais efeitos competitivos sobre o mercado relevante das principais fusões ocorridas no Brasil após o Plano Real, avaliando a eficácia da metodologia de estimação ex ante de efeitos efetivamente observados na rentabilidade das firmas fusionadas e rivais ex post. Segundo a análise de modelo teórico proposto por Motta (2004),é possível utilizar o resultado das firmas rivais no mercado em que ocorreu a fusão como indicador da presença de ganhos em eficiência ou de poder de mercado no mercado relevante das firmas fusionadas, em que retornos positivos para as firmas rivais indicam a presença de poder de mercado e, consequentemente, uma diminuição do excedente do consumidor e do bem-estar na economia. Analogamente, retornos negativos para as firmas rivais indicariam a presença de ganhos em eficiência e aumento do bem-estar. Para estimar os efeitos das fusões sobre as firmas rivais e fusionadas, utiliza-se neste trabalho a metodologia de estudo de eventos em que são calculados os retornos anormais das ações das firmas rivais, bem como das firmas fusionadas, decorrentes do anúncio da fusão. Além disso, para verificar se a metodologia de estudo de eventos é capaz de capturar os efeitos competitivos das fusões de maneira adequada, comparam-se os resultados obtidos via metodologia de estudo de eventos com uma medida de desempenho das firmas ex post.Tal comparação foi feita por meio de uma análise de correlação e regressão. Nesse estudo, foi utilizada uma amostra de 42 grandes fusões horizontais entre firmas de capital aberto com ações cotadas na BM&FBOVESPA e suas respectivas rivais no setor, além de um detalhamento para um setor específico, o de Telecomunicações. Os resultados empíricos obtidos na metodologia de estudo de eventos apontam para uma maior presença de efeitos anticompetitivos nas fusões em geral (ganho de poder de mercado) e de ganhos de eficiência para o setor de Telecomunicações. Além disso, foi encontrada, tanto para as firmas rivais como para as firmas fusionadas,correlação positiva e significativa entre os retornos anormais e o efeito na lucratividade ex post, evidenciando a capacidade do mercado em antecipar os efeitos negativos das fusões sobre o bem-estar. Esses resultados também são corroborados pela análise de regressão, cabendo ressaltar a presença do efeito de reversão à média, evidenciando, assim, a utilidade da metodologia de estudo de eventos em capturar os efeitos potenciais das fusões ex ante.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDefesa da concorrênciapt_BR
dc.subjectEstudo de eventospt_BR
dc.subjectFusõespt_BR
dc.subjectEfeitos anticompetitivospt_BR
dc.subjectPoder de mercadopt_BR
dc.subjectEfeitos competitivospt_BR
dc.subjectGanhos de eficiênciapt_BR
dc.subjectAntitrustpt_BR
dc.subjectEvent studypt_BR
dc.subjectMergerspt_BR
dc.subjectAnticompetitive effectspt_BR
dc.subjectMarket powerpt_BR
dc.subjectCompetitive effectspt_BR
dc.subjectEfficienciespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleEstudo de eventos e análise da rentabilidade ex post como metodologia de análise de fusões: o caso brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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