Skip navigation
Repositório Institucional da UFJF
  • Página inicial
  • Comunidades e coleções
  • Navegar
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do Documento
    • Todos os autores
    • Orientadores
    • Título
    • Assunto
    • CNPq
    • Departamento
    • Programas
    • Tipo de Documento
    • Tipo de Acesso
  • Sobre o repositório
    • Contato
    • Estatísticas Gerais
    • Receber atualizações
      por e-mail
  • Documentos
    • Termo de Autorização para Publicação de Teses, Dissertações e TCCs no Repositório Institucional - UFJF
    • Formulário Solicitação de Criação de Comunidades e Coleções - Repositório Institucional UFJF
    • Termo de autorização livros - Repositório Institucional UFJF - 2023
    • Portaria n. 13-2006 CAPES - Institui a divulgação digital de teses e dissertações
    • Resolução 16/2016 da CSPP normatiza o processo de homologação de defesa de trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação
    • Criação de coleções de TCCs de graduação e pós-graduação Lato Sensu
  • Links
    • Bibliotecas UFJF
    • Normalização
    • Direitos Autorais
    • Diadorim
    • Sherpa Romeo
    • Creative Commons
    • Orcid
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
  • A -
  • A
  • A +
×

FAQ

Repositório O que é um Repositório Institucional?

Os repositórios institucionais são sistemas de informação que servem para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resultados de pesquisa de instituições de ensino e de pesquisa, utilizando um software.

Repositório Qual o objetivo do Repositório Institucional da UFJF?

O Repositório Institucional da UFJF tem por objetivos coletar, armazenar, disseminar e preservar, garantindo o acesso confiável e permanente, o conteúdo produzido pelos pesquisadores da comunidade universitária, proporcionando maior visibilidade e divulgação do conhecimento científico e intelectual gerado na UFJF.

Repositório O que é o Dspace?

É um software livre utilizado pelo Repositório da UFJF e pela maioria dos Repositórios Institucionais brasileiros e muitos no exterior para armazenamento e disponibilização de resultados de pesquisas.

Repositório O que é o Termo de autorização para publicação de Teses, Dissertações e TCCs?

O Termo de Autorização é um documento que permanece arquivado no Repositório Institucional demonstrando o consentimento do autor em relação à disponibilização da sua produção. Dessa forma ele deve ser entregue junto com o trabalho a ser publicado, preenchido de forma legível, datado e assinado.

Repositório Quais documentos são disponibilizados no Repositório Institucional da UFJF?

O Repositório Institucional da UFJF possui em seu acervo digital arquivo cujo o conteúdo é a produção intelectual da UFJF: Teses, Dissertações, TCCs, artigos de periódicos, artigos de eventos, relatórios de pesquisa, entre outros.

Repositório Como posso fazer uma pesquisa no Repositório da UFJF?

Não é necessário realizar cadastro para realizar uma consulta no Ri-UFJF. A consulta pode ser realizada por autor, título, ou palavra-chave de um documento. É possível utilizar a opção de “filtro” para pesquisas mais específicas.

Repositório Posso baixar ou imprimir o documento disponível no Repositório da UFJF?

Sim, é possível baixar os documentos para leitura posterior ou até mesmo imprimir. Mas lembre-se de citar sempre a fonte quando for reproduzir trechos da obra em sua pesquisa.

Repositório É possível compartilhar os documentos disponíveis no Repositório da UFJF?

Sim, é possível compartilhar através das redes sociais: Facebook, Linkedin, Twitter, Whatsapp, ou enviar referência para o gerenciador Mendeley.

Repositório Como devo fazer para disponibilizar meu trabalho no Repositório da UFJF?

Teses e dissertações são inseridas pela equipe Técnica do Repositório. Trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização são inseridos pela coordenação do curso ou Biblioteca da Unidade Acadêmica. Para maiores informações, entre em contato com a secretaria do seu curso ou envie um e-mail para repositorio@ufjf.br

Repositório O que significa quando o trabalho tem na descrição do depósito a expressão “acesso aberto”?

Acesso aberto é o conteúdo disponível no repositório sem restrições de acesso.

Repositório O que significa quando o trabalho tem na descrição do depósito a expressão “acesso embargado”??

Caso pesquise algum trabalho e este tenha o acesso embargado, quer dizer que o autor restringiu o acesso a alguma parte ou ao seu trabalho completo. Essa restrição tem duração de 12 meses prorrogável por igual período. Durante o período de embargo só é possível acessar metadados do trabalho que foram autorizados pelo autor: Título do trabalho, Nome do autor, orientador e membros da banca; resumo, abstract e palavras-chave. Existem casos em que o autor também solicita a restrição do resumo e abstract.

Repositório O que significa dizer que o Repositório da UFJF está inserido no Movimento Mundial de Acesso Aberto à produção científica?

Trata-se de uma iniciativa mundial que estimula o compartilhamento da produção científica sem custos e restrições de acesso para todos os interessados. O Movimento de Acesso Aberto preconiza que todos os conteúdos estejam disponíveis publicamente, e por estarem amplamente acessíveis proporcionam maior visibilidade e impacto da produção científica da Instituição.

×

Sobre o repositório

O Repositório Institucional Digital da Produção Científica e Intelectual da UFJF (Ri-UFJF) pretende reunir, em um único local, o conjunto das publicações da UFJF.

O Ri-UFJF tem por objetivos coletar, armazenar, disseminar e preservar, garantindo o acesso confiável e permanente, o conteúdo produzido pelos pesquisadores da comunidade universitária, proporcionando maior visibilidade e divulgação do conhecimento científico e intelectual gerado na UFJF.

O Ri-UFJF está inserido no movimento mundial de acesso aberto à produção científica. Trata-se de um acervo de arquivos digitais aberto para a comunidade em geral e integrado a outros acervos existentes no mundo. Todos os seus conteúdos estão disponíveis publicamente, e por estarem amplamente acessíveis proporcionam maior visibilidade e impacto da produção científica da instituição.


     

Bacharelado em Letras- Tradução (TCC Graduação) : [5] Página principal da coleção Visualizar estatísticas

Navegar
Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido
Coleção de Items (Ordenada por Data de depósito na ordem Descendente): 1 para 5 de 5
Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
18-Mar-2025Nas entrelinhas do acontecimento: reescrita e manipulação nas traduções de L’événement, de Annie Ernaux, para o inglês e o portuguêsVeras, Isabella BarretoTrabalho de Conclusão de Curso
7-Mar-2025Tradutor(es) verdadeiro(s): análise das traduções automática e profissionalBertolini, Judithe de MeloTrabalho de Conclusão de Curso
24-Set-2024Belo tradutor, onde você está: uma análise tradutória das construções modalizadoras epistêmicas asseverativas I do [X] e I did [X] na obra de Sally RooneyRamalho, Naara BitencourtTrabalho de Conclusão de Curso
9-Dez-2024Análise da tradução de construções com assim para a língua espanhola: evidências de contribuições da abordagem construcional para os estudos da traduçãoFernandes, Fernanda FariaTrabalho de Conclusão de Curso
2-Out-2024¿Qué pasa, güey? Análise da tradução de mexicanismos na série DiableroMüller, Alice SilvaTrabalho de Conclusão de Curso
Coleção de Items (Ordenada por Data de depósito na ordem Descendente): 1 para 5 de 5
Autor
  • 1 Bertolini, Judithe de Melo
  • 1 Fernandes, Fernanda Faria
  • 1 Müller, Alice Silva
  • 1 Ramalho, Naara Bitencourt
  • 1 Veras, Isabella Barreto
Autor
  • 2 Lacerda, Patrícia Fabiane Amaral ...
  • 1 Dias, Fernanda Henriques
  • 1 Melo, Noemi Teles de
  • 1 Oliveira, Thiago Mattos de
Membros da Banca
  • 2 Almeida, Sandra Aparecida Faria de
  • 2 Magaldi, Carolina Alves
  • 1 Lacerda, Patrícia Fabiane Amaral ...
  • 1 Machado, Fernanda Murad
  • 1 Mello, Noemi Teles de
  • 1 Pacheco, Roberta Fernandes
  • 1 Santi, Elena
  • . próximo >
Assunto
  • 2 Estudos da Tradução
  • 2 Linguística Funcional Centrada no...
  • 2 Tradução literária
  • 1 Abordagem construcional da mudança
  • 1 Annie Ernaux
  • 1 Artificial intelligence
  • 1 ChatGPT
  • . próximo >
CNPq
  • 5 LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
  • 4 LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
  • 2 LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETR...
  • 1 LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETR...
Instituição
  • 5 Universidade Federal de Juiz de F...
Sigla da Instituição
  • 5 UFJF
Departamento
  • 5 Faculdade de Letras
Agêcia de Formento
  • 2 -
Tipo de Documento
  • 5 Trabalho de Conclusão de Curso
Data de Publicação
  • 2 2025
  • 3 2024
Data de Disponibilização
  • 4 2025
  • 2 2024
Tipo de Acesso
  • 5 Acesso Aberto
  • 1 Attribution-NonCommercial-NoDeriv...
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Biblioteca Central - Campus Universitário
repositorio@ufjf.br
(32) 2102 3759