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dc.contributor.advisor1Fraga, Marinette Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1916985498866842pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Anderson de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6260535411008083pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Laura Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4478390096724399pt_BR
dc.creatorSouza, Alex Gil de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-06T12:13:56Z-
dc.date.available2024-11-04-
dc.date.available2024-11-06T12:13:56Z-
dc.date.issued2024-10-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17679-
dc.description.abstractThis paper addresses the barriers faced by deaf people in accessing teaching materials and financial education resources. The research problem was outlined as: what are the obstacles related to learning Financial Education by deaf people of different educational levels? The general objective is to investigate these difficulties, understanding how the lack of effective public policies and methodological inadequacy impact the learning of deaf people. The methodology used was qualitative, descriptive research, case study and application of questionnaires through Brazilian Sign Language (Libras). These were translated by the researcher who used interpretative analysis of graphs created in Excel. The results revealed that deaf people face significant challenges in learning basic mathematical concepts, which are essential for understanding financial topics. Among these, the scarcity of accessible methodologies and the lack of teacher training, the lack of teaching materials in Libras, and the scarcity of interpreters. It is important to note that the traditional methodology of teaching resources, often based on lectures and memorization, does not meet the needs of deaf people, who require pedagogical approaches adapted to deaf culture and Brazilian Sign Language (Libras). Although there is recognition of the importance of financial education and initiatives to promote it, most Brazilian schools, at elementary and high school levels, are not prepared to offer quality education to deaf people, compromising their ability to manage their finances, as well as limiting their quality of life and full inclusion in society.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda as barreiras enfrentadas pelos surdos no acesso a materiais didáticos e recursos de educação financeira. Delineou-se como problema de pesquisa a indagação quais são os obstáculos relacionados ao aprendizado da Educação Financeira por parte de pessoas surdos das diferentes faixas de escolaridade? O objetivo geral é investigar essas dificuldades, entendendo como a falta de políticas públicas eficazes e a inadequação metodológica impactam o aprendizado dos surdos. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, descritiva, estudo de caso e aplicação de questionários por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Estes foram traduzidos pelo pesquisador que utilizou a análise interpretativa de gráficos elaborados no Excel. Os resultados revelaram que as pessoas surdas enfrentam desafios significativos no aprendizado de conceitos matemáticos básicos, essenciais para a compreensão de temas financeiros. Destaca- se, entre eles, a escassez de metodologias acessíveis e a falta de capacitação dos professores, a falta de materiais didáticos em Libras, a escassez de intérpretes. Ressalta-se que a metodologia tradicional dos recursos didáticos, frequentemente baseada em aulas expositivas e memorização, não atende às necessidades dos surdos, que requerem abordagens pedagógicas adaptadas à cultura surda e à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Embora haja reconhecimento da importância da educação financeira e iniciativas para promovê-la, a maioria das escolas brasileiras, do ensino fundamental e médio, não está preparada para oferecer um ensino de qualidade para pessoas surdas, comprometendo a capacidade dessas pessoas de gerir suas finanças, como também limitando a sua qualidade de vida e a inclusão plena na sociedade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectObstáculospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectFinancial Educationpt_BR
dc.subjectObstaclespt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleDificuldades na educação financeira para surdos: análise do município de Governador Valadares/MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Campus GV



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