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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Percepção dos benefícios e dos fatores de aderência em um projeto de ginástica de condicionamento físico para adultos
Autor(es): Teixeira, Letícia Pirchiner
Orientador: Amaral, Josária Ferraz
Miembros Examinadores: Silva, Marcus Vinicius da
Miembros Examinadores: Gonçalves, Meirele Rodrigues
Resumo: O objetivo do estudo foi investigar a percepção dos participantes de um projeto de extensão universitária voltado à prática de atividades físicas, implementado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), campus Governador Valadares. O estudo avalia os benefícios diretos e indiretos dessa participação, além de identificar os fatores que influenciam a adesão à prática. A amostra incluiu nove alunos, majoritariamente mulheres, (idade média: 47,8 ± 11,8 anos). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para entender os impactos da participação no projeto, com foco em saúde física, mental, social e hábitos de vida. Os resultados apontaram que os participantes perceberam melhorias na saúde física, como controle de peso, aumento de força muscular e redução de dores, além de benefícios na saúde mental, como melhor sono e disposição. Além disso, a participação promoveu vínculos sociais e incentivou a adoção de hábitos saudáveis, como mudanças na alimentação e organização da rotina. Entre os obstáculos à prática, foram identificados a sobrecarga de atividades pessoais e profissionais, a distância geográfica e limitações físicas, como o sobrepeso. No entanto, o apoio social, a organização da rotina e a percepção dos benefícios imediatos foram citados como facilitadores para a continuidade da prática. O estudo conclui que projetos de extensão focados em atividade física têm um impacto positivo na saúde e no bem-estar dos participantes, sendo essenciais para a promoção de hábitos saudáveis. No entanto, o sucesso dessas intervenções depende de estratégias que abordem as barreiras identificadas, como a falta de tempo e distância.
Resumen : The objective of the study was to investigate the perception of participants in a university extension project focused on the practice of physical activities, implemented by the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), Governador Valadares campus. The study evaluates the direct and indirect benefits of this participation, in addition to identifying the factors that influence adherence to the practice. The sample included nine students, mostly women, (average age: 47.8 ± 11.8 years). Semi-structured interviews were conducted to understand the impacts of participation in the project, focusing on physical, mental, social health and lifestyle habits. The results showed that participants perceived improvements in their physical health, such as weight control, increased muscle strength and reduced pain, in addition to benefits in mental health, such as better sleep and disposition. In addition, participation promoted social bonds and encouraged the adoption of healthy habits, such as changes in diet and routine organization. Among the obstacles to practice, the overload of personal and professional activities, geographical distance and physical limitations, such as being overweight, were identified. However, social support, routine organization and the perception of immediate benefits were cited as facilitators for continuing to practice. The study concludes that outreach projects focused on physical activity have a positive impact on the health and well-being of participants, and are essential for promoting healthy habits. However, the success of these interventions depends on strategies that address the identified barriers, such as lack of time and distance.
Palabras clave : Projeto de extensão
Iniciação à ginástica
Bem-estar
Qualidade de vida
Outreach project
Initiation to gymnastics
Well-being
Quality of life
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17675
Fecha de publicación : 26-sep-2024
Aparece en las colecciones: Educação Física - Campus GV



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