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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Aptidão física relacionada a saúde de universitários brasileiros: uma revisão sistemática
Autor(es): Catrinck, Leonardo Neves
Orientador: Silva, Rodrigo Pereira da
Miembros Examinadores: Camilo, Flavio de Jesus
Miembros Examinadores: Silva, Cristiano Diniz da
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal identificar o nível de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de universitários brasileiros, além de analisar as diferenças de aptidão física entre os sexos, verificar possíveis alterações ao longo da formação acadêmica, e identificar quais componentes da AFRS são mais avaliados. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, com buscas nas bases de dados SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico. Foram incluídos artigos originais que avaliaram a AFRS de estudantes universitários brasileiros, enquanto foram excluídos estudos que não abordaram componentes da aptidão física relacionados à saúde, dissertações, teses e pesquisas com estudantes fora do Brasil. A seleção resultou em nove artigos, que totalizaram uma amostra de 2.055 estudantes, sendo 48,37% homens e 51,63% mulheres. Os resultados indicaram que que a maioria dos estudantes universitários brasileiros possuem baixos níveis de AFRS, com poucos alcançando os níveis recomendados para todos os componentes. Os homens apresentaram níveis mais elevados de AFRS. Entre os componentes da AFRS, os mais avaliados nos estudos foram a flexibilidade e a resistência muscular, presentes em todos os trabalhos analisados. A composição corporal, a capacidade cardiorrespiratória e a força foram avaliadas na maioria dos estudos. Em relação às mudanças durante a formação acadêmica, constatou-se a necessidade de pesquisas longitudinais para entender as alterações na AFRS dos estudantes ao longo desse período. Sendo assim, conclui-se que se faz necessário incentivar a prática de exercícios físicos em estudantes universitários, os estudantes são mais fisicamente ativos do que as estudantes, composição corporal e testes neuromusculares são as avaliações mais realizadas.
Resumen : The main objective of this study was to identify the level of health-related physical fitness (HRPF) among Brazilian university students, as well as to analyze the differences in physical fitness between sexes, assess potential changes during academic training, and identify which HRPF components are most frequently evaluated. This is a systematic literature review, with searches conducted in the SciELO, Virtual Health Library, and Google Scholar databases. Original articles that assessed the HRPF of Brazilian university students were included, while studies that did not address health-related physical fitness components, dissertations, theses, and research involving students outside of Brazil were excluded. The selection resulted in nine articles, with a total sample of 2,055 students, of which 48.37% were men and 51.63% were women. The results indicated that most Brazilian university students have low levels of HRPF, with few reaching the recommended levels for all components. Men exhibited higher HRPF levels. Among the HRPF components, flexibility and muscular endurance were the most frequently evaluated, appearing in all the analyzed studies. Body composition, cardiorespiratory capacity, and strength were assessed in most studies. Regarding changes during academic training, the need for longitudinal studies was identified to better understand the alterations in HRPF throughout this period. Thus, it is concluded that it is necessary to encourage the practice of physical exercise among university students, as male students are more physically active than female students, and body composition and neuromuscular tests are the most commonly conducted assessments.
Palabras clave : Aptidão física
Saúde
Estudantes
Physical fitness
Health
Students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17674
Fecha de publicación : 17-sep-2024
Aparece en las colecciones: Educação Física - Campus GV



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