https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17665
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
maurogabrielmoraisdafonseca.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Testemunhos presentes — “Solução de dois estados”, de Michel Laub: ficção e memória na literatura contemporânea brasileira |
Autor(es): | Fonseca, Mauro Gabriel Morais da |
Orientador: | Silva, Anderson Pires da |
Miembros Examinadores: | Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida |
Miembros Examinadores: | Chiarelli, Stefania Rota |
Resumo: | O presente trabalho investiga a relação de entrelaçamento e espelhamento entre a memória e a ficção na literatura contemporânea brasileira, a partir da obra Solução de dois estados, do escritor Michel Laub. Publicado em 2020, o romance reúne a transcrição das entrevistas de dois irmãos para uma cineasta alemã que investiga, por meio de um documentário, a formação dos discursos de ódio na segunda década do século XXI. Na rememoração, que considera aspectos familiares dos irmãos, além de questões políticas, sociais e culturais do Brasil desde os anos 1990, convivem subjetividades e perspectiva histórica, numa recuperação que Beatriz Sarlo (2007) nomeia como retórica testemunhal. Para Márcio Selligmann-Silva (2017), é justamente o testemunho que faz borrar os limites entre ficção e “realidade”. Essa busca pela realidade está expressa como marca do romance brasileiro contemporâneo, como observa Beatriz Resende (2008) ao elaborar o conceito de “presentificação”, reforçado por Karl Erik Schøllammer (2009), que identifica uma “vocação realista” (2012, p. 134) na literatura brasileira, cujas formas se alteram nos dias que correm, numa urgência pelo presente. Já em seu Formação da literatura brasileira (2000), Antonio Candido aponta para o realismo como uma tradição literária nacional. A perseguição ao realismo em Solução de dois estados se expressa no relato de subjetividades que não contribuem para a formação da memória coletiva das últimas décadas no Brasil. A ficção, pontua Sarlo, “pode representar aquilo sobre o que não existe nenhum testemunho em primeira pessoa” (Sarlo, 2007, p. 118). Ainda, o romance de Laub faz-se exemplar também de uma memória perseguida como estratégia narrativa, emulando um processo de seleções, com apagamentos e recuperações, com vãos e “lembranças simuladas” (como conceitua Maurice Halbwachs, em A memória coletiva, acerca das formulações cuja tônica é ocupar os vazios), com tensões e enraizamentos, numa fragmentação própria da pósmodernidade e da memória, que assume uma centralidade na sociedade do presente. |
Resumen : | The present work investigates the relationship of interweaving and mirroring between memory and fiction in contemporary Brazilian literature, taking the work Solução de dois estados, by the writer Michel Laub. Published in 2020, the novel brings together the transcription of interviews with two brothers for a German filmmaker who investigates, through a documentary, the formation of hate speech in the second decade of the 21st century. In the remembrance, which considers family aspects of the brothers, in addition to political, social and cultural issues in Brazil since the 1990s, subjectivities and historical perspective coexist, in a recovery that Beatriz Sarlo (2007) names as testimonial rhetoric. For Márcio Selligmann-Silva (2017), it is precisely the testimony that blurs the boundaries between fiction and “reality”. This search for reality is expressed as a hallmark of the contemporary Brazilian novel, as observed by Beatriz Resende (2008) when elaborating the concept of “presentification”, reinforced by Karl Erik Schøllammer (2009), who identifies a “realistic vocation” (2012, p. 134) in Brazilian literature, whose forms change nowadays, in an urgency for the present. In his Formação da Literatura Brasileira (2000), Antonio Candido points to realism as a national literary tradition. The pursuit of realism in Solução de dois estados is expressed in the report of subjectivities that do not contribute to the formation of the collective memory of the last decades in Brazil. Fiction, points out Sarlo, “can represent that about which there is no first-person testimony” (Sarlo, 2007, p. 118). Furthermore, Laub's novel is also an example of a persecuted memory as a narrative strategy, emulating a process of selections, with erasures and recoveries, with gaps and “simulated memories” (as Maurice Halbwachs conceptualizes in The collective memory about formulations whose keynote is to occupy the voids), with tensions and roots, in a fragmentation that is typical of postmodernity and memory, which assumes a centrality in today's society. |
Palabras clave : | Memória Ficção Literatura contemporânea brasileira Michel Laub Memory Fiction Contemporary Brazilian literature |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17665 |
Fecha de publicación : | 29-ago-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons