DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Andreia Rezende Garcia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9134084821084264 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sigiliano, Natália Sathler | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4593753995807422 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Abreu-Tardelli, Lília Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8312121266695163 | pt_BR |
dc.creator | Guedes, Jacqueline Aparecida dos Santos Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7696741698936997 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T15:41:14Z | - |
dc.date.available | 2024-10-31 | - |
dc.date.available | 2024-11-01T15:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17634 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this Master's Degree investigation is to understand an intern teacher’s
teaching work setup when it comes to teaching how to write in a training course for
participation in ENEM [National Middle Education Exam]. Studies on teaching work
assume that it includes agents that influence and interact in this activity. This dissertation
is supported by the assumptions of Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 2006,
2015; Cristovão; Magalhães, 2018; Machado, 2002), principles of the Clinic of Activity
(Clot, 2007, 2010), and understanding how important it is that teaching writing be
facilitated by texts belonging to different textual genres (Dolz; Gagnon, 2015; Pasquier;
Dolz, 1996). As a methodology, the work of the intern teacher was monitored for three
months, generating data both from field journals and conversations between the
researcher and the intern teacher, which were later transcribed and reviewed based on
three categories: (i) interaction with students, (ii) training and experience, and (iii)
planning. The results lead to understanding teaching work as challenging and conflicting
in the context of a Popular Course for Entrance Examinations. The interactional
dimension (Bronckart, 2006, Machado, 2007, Cicurel, 2020) is highly required, although
it is difficult to be achieved in supervised classes. As to training and professional
experience, the work environment and the challenges faced by the intern teacher support
the reflection on the intern teacher’s actions, making it formative and powerful for
questioning their teaching actions (Clot, 2010, Gatti, 2013, Nóvoa, 2017); finally, as to
planning classes to teach writing, the teaching work reveals itself as an activity whose
planning is both fundamental and subject to constant changes (Schneuwly; Martin, 2022,
Schneuwly; Dolz, 2004, Machado, 2007), due to the unprecedented nature of the
classroom events. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de mestrado tem como objetivo compreender a configuração do
trabalho docente de uma professora-estagiária relativo ao ensino da escrita em um curso
de formação para a participação no ENEM. Os estudos sobre o trabalho docente assumem
que este é permeado por agentes que influem e interagem nesta atividade. A presente
dissertação ancora-se nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart,
2006, 2015; Cristóvão; Magalhães, 2018; Machado, 2002), em princípios da Clínica da
Atividade (Clot, 2007, 2010) e no entendimento da importância do ensino da escrita ser
mediado por textos, pertencentes a diferentes gêneros textuais (Dolz; Gagnon, 2015;
Pasquier; Dolz, 1996). Como metodologia, o trabalho da professora-estagiária foi
acompanhado durante três meses, gerando dados tanto oriundos de diários de campo
quanto de conversas entre a pesquisadora e a docente em formação, posteriormente
transcritos e analisados a partir de três categorias: (i) interação com os alunos, (ii)
formação e experiência e (iii) planejamento. Os resultados encaminham à compreensão
do trabalho docente no contexto de um Curso Popular para Concursos como desafiador e
conflituoso. A dimensão interacional (Bronckart, 2006, Machado, 2007, Cicurel, 2020) é
altamente requerida, no entanto, é dificilmente alcançada nas aulas acompanhadas; com
relação à formação e à experiência profissional, o ambiente de trabalho e os desafios
enfrentados pela professora-estagiária contribuem para a reflexão acerca de suas ações,
configurando-se como formativo e potente para a realização de questionamentos sobre
seu agir docente (Clot, 2010, Gatti, 2013, Nóvoa, 2017); por fim, no que se refere ao
planejamento das aulas para o ensino da escrita, o trabalho docente revela-se uma
atividade cujo planejamento é ao mesmo tempo fundamental mas também passível de
alterações constantes (Schneuwly; Martin, 2022, Schneuwly; Dolz, 2004, Machado,
2007), devido ao ineditismo dos acontecimentos da sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de escrita | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | pt_BR |
dc.subject | Teaching writing | pt_BR |
dc.subject | Interaction | pt_BR |
dc.subject | Professional qualification | pt_BR |
dc.subject | Planning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O trabalho docente no ensino de escrita em um curso popular para concursos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações)
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