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Tipo: Dissertação
Título: O trabalho docente no ensino de escrita em um curso popular para concursos
Autor(es): Guedes, Jacqueline Aparecida dos Santos Pereira
Primeiro Orientador: Reis, Andreia Rezende Garcia
Membro da banca: Sigiliano, Natália Sathler
Membro da banca: Abreu-Tardelli, Lília Santos
Resumo: A presente pesquisa de mestrado tem como objetivo compreender a configuração do trabalho docente de uma professora-estagiária relativo ao ensino da escrita em um curso de formação para a participação no ENEM. Os estudos sobre o trabalho docente assumem que este é permeado por agentes que influem e interagem nesta atividade. A presente dissertação ancora-se nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006, 2015; Cristóvão; Magalhães, 2018; Machado, 2002), em princípios da Clínica da Atividade (Clot, 2007, 2010) e no entendimento da importância do ensino da escrita ser mediado por textos, pertencentes a diferentes gêneros textuais (Dolz; Gagnon, 2015; Pasquier; Dolz, 1996). Como metodologia, o trabalho da professora-estagiária foi acompanhado durante três meses, gerando dados tanto oriundos de diários de campo quanto de conversas entre a pesquisadora e a docente em formação, posteriormente transcritos e analisados a partir de três categorias: (i) interação com os alunos, (ii) formação e experiência e (iii) planejamento. Os resultados encaminham à compreensão do trabalho docente no contexto de um Curso Popular para Concursos como desafiador e conflituoso. A dimensão interacional (Bronckart, 2006, Machado, 2007, Cicurel, 2020) é altamente requerida, no entanto, é dificilmente alcançada nas aulas acompanhadas; com relação à formação e à experiência profissional, o ambiente de trabalho e os desafios enfrentados pela professora-estagiária contribuem para a reflexão acerca de suas ações, configurando-se como formativo e potente para a realização de questionamentos sobre seu agir docente (Clot, 2010, Gatti, 2013, Nóvoa, 2017); por fim, no que se refere ao planejamento das aulas para o ensino da escrita, o trabalho docente revela-se uma atividade cujo planejamento é ao mesmo tempo fundamental mas também passível de alterações constantes (Schneuwly; Martin, 2022, Schneuwly; Dolz, 2004, Machado, 2007), devido ao ineditismo dos acontecimentos da sala de aula.
Abstract: The purpose of this Master's Degree investigation is to understand an intern teacher’s teaching work setup when it comes to teaching how to write in a training course for participation in ENEM [National Middle Education Exam]. Studies on teaching work assume that it includes agents that influence and interact in this activity. This dissertation is supported by the assumptions of Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 2006, 2015; Cristovão; Magalhães, 2018; Machado, 2002), principles of the Clinic of Activity (Clot, 2007, 2010), and understanding how important it is that teaching writing be facilitated by texts belonging to different textual genres (Dolz; Gagnon, 2015; Pasquier; Dolz, 1996). As a methodology, the work of the intern teacher was monitored for three months, generating data both from field journals and conversations between the researcher and the intern teacher, which were later transcribed and reviewed based on three categories: (i) interaction with students, (ii) training and experience, and (iii) planning. The results lead to understanding teaching work as challenging and conflicting in the context of a Popular Course for Entrance Examinations. The interactional dimension (Bronckart, 2006, Machado, 2007, Cicurel, 2020) is highly required, although it is difficult to be achieved in supervised classes. As to training and professional experience, the work environment and the challenges faced by the intern teacher support the reflection on the intern teacher’s actions, making it formative and powerful for questioning their teaching actions (Clot, 2010, Gatti, 2013, Nóvoa, 2017); finally, as to planning classes to teach writing, the teaching work reveals itself as an activity whose planning is both fundamental and subject to constant changes (Schneuwly; Martin, 2022, Schneuwly; Dolz, 2004, Machado, 2007), due to the unprecedented nature of the classroom events.
Palavras-chave: Trabalho docente
Ensino de escrita
Interação
Formação profissional
Planejamento
Teaching work
Teaching writing
Interaction
Professional qualification
Planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
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URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17634
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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