https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17608
File | Description | Size | Format | |
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daianyferreiragraça.pdf | 371 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Rubens Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2742561480615281 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Torres, Mariana Cassab | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6048906588257879 | pt_BR |
dc.creator | Graça, Daiany Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T12:26:19Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08 | - |
dc.date.available | 2024-10-31T12:26:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17608 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar o tema da Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional. Para isso, pretende refletir acerca da seguinte questão: como a culpabilização do indivíduo privado de liberdade contribui para a manutenção do sistema capitalista e, diante disso, como reeducar o indivíduo em uma sociedade comandada pelo capital? Para respondê-la, busca desenvolver os seguintes objetivos: 1 - analisar o capitalismo com o intuito de avaliar como ele produz desigualdades e afeta o sistema prisional; 2 - apurar o processo histórico da EJA em contexto prisional, a fim de constatar como ela pode seguir a lógica libertadora. A invisibilização da EJA e, mais ainda, da educação em contexto prisional, ocasiona a negação de direitos humanos aos reclusos e, por consequência, gera a violência por parte de quem foi violentado pelo sistema. Pensando nisso, a educação para indivíduos em condição de privação de liberdade, de acordo com a perspectiva educacional que tem por base a formação do sujeito sócio-histórico crítico, deve ser voltada à tomada de consciência, levando à busca pela superação dos mecanismos de dominação e exploração, condições que desumanizam os sujeitos da EJA e, mais ainda, os sujeitos em situação prisional. A metodologia de pesquisa se dividiu em análises de três tipos de texto: 1 - bibliográficos, com livros e artigos de autores que versam sobre a formação social brasileira, a EJA em contexto prisional, e a educação como prática libertadora; 2 - leis brasileiras que contribuíram para o tema ao longo da história até o período atual; 3 - dados estatísticos a respeitos dos indivíduos nas prisões brasileiras. Com isso, o intuito do trabalho é compreender como a educação prisional é impactada pela sociedade capitalista, como a culpabilização dos indivíduos os afastam de uma tomada de consciência, e como a educação libertadora pode contribuir para a superação do capital. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação prisional | pt_BR |
dc.subject | Formação social brasileira | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos no sistema prisional: impactos do capitalismo na ressocialização de presos no Brasil e possibilidades educacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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