https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17606
File | Description | Size | Format | |
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naianasilvavilelaeiras.pdf | 3.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Martins, André Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0792955379609832 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Rubens Luiz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2742561480615281 | pt_BR |
dc.creator | Eiras, Naiana Silva Vilela | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T12:19:17Z | - |
dc.date.available | 2024-10-09 | - |
dc.date.available | 2024-10-31T12:19:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17606 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tematiza a gestão democrática nas escolas públicas de Juiz de Fora/MG a partir da posição do magistério municipal. A motivação para a pesquisa surgiu da experiência da autora como professora nessa rede, em que se pôde observar, em sua prática cotidiana, diferentes formas de gestão escolar e a implementação do princípio da gestão democrática. O objetivo da pesquisa é analisar a percepção das/os trabalhadoras/es da educação sobre a gestão democrática e como essas construções podem influenciar as práticas de gestão escolar e educacional. Foi aplicado um questionário para o magistério municipal de Juiz de Fora/MG, levantando dados sobre o perfil das pessoas respondentes e suas percepções sobre a gestão democrática. A pesquisa contou com a participação espontânea de 47 docentes, um número que representa uma amostra de um universo de mais de 2.000 profissionais da rede municipal. No plano teórico, o estudo reconhece que o avanço de políticas neoliberais e, por conseguinte, do gerencialismo na educação tende a esvaziar o sentido democrático das práticas de gestão, priorizando metas e resultados em detrimento da participação coletiva e do debate plural. Nessa linha, evidencia a importância da participação ativa de todos os membros da comunidade escolar — professores, alunos, pais e funcionários — na administração das escolas, promovendo uma educação pública alinhada ao princípio da gestão democrática. A análise dos dados empíricos demonstra que a gestão democrática é amplamente reconhecida como um elemento essencial para a promoção de uma educação de qualidade e para o fortalecimento da escola pública. No entanto, também revelam tensões entre as expectativas dos educadores e as práticas institucionais, especialmente em um cenário de crescente influência de modelos de gestão empresariais na educação | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | Magistério municipal | pt_BR |
dc.subject | Juiz de Fora | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | A percepção do magistério da rede municipal de Juiz de Fora/Mg sobre a gestão democrática: construções e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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