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dc.contributor.advisor1Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592343865729395pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Sandra Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6618957601633067pt_BR
dc.creatorMota, Ana Carolina de Oliveira-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-30T14:13:06Z-
dc.date.available2022-01-20-
dc.date.available2024-10-30T14:13:06Z-
dc.date.issued2022-01-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17586-
dc.description.abstractThe pedagogue education is a topic that appears in educational debates today due to the various functions that this professional can assume after their initial education. However, the courses may not provide subjects that discuss all qualifications, thus, Pedagogy education is only in being a teacher and, consequently, does not allow the pedagogue to work in other spaces. It is with this thought that a real mistake is found, because Pedagogy goes far beyond that, being the science that deals with Education and studies problems related to development as a whole. Thus, it is necessary that students have knowledge of the different areas of activity existing in Pedagogy, which transcend school environments. It is possible to work as a pedagogue in hospitals, companies, penitentiaries, educational consultancy, production and review of teaching materials, in Non-Governmental Organizations (NGOs) and youth service centers in compliance with socio-educational measures. This Course Completion Work aims to analyze the initial education in Pedagogy courses at public universities in the Zona da Mata Mineira and the Metropolitan Region of Belo Horizonte. To this end, a qualitative research was developed with a document analysis approach, as the curricula of these Universities were analyzed. A survey was carried out of all public universities in Minas Gerais that offer the Pedagogy course, but as there were many, it was decided to focus only on Zona da Mata Mineira and the Metropolitan Region of Belo Horizonte, which have the course in the in person. The analysis had some obstacles such as the lack of the Pedagogical Project of the Course (PPC) of the Federal University of Juiz de Fora and the Federal University of Minas Gerais. The results achieved in this research were not as expected, given that only two of the seven universities analyzed present the preparation of future professionals to work in different environments that not only the school, which leads to the question whether Pedagogy is limited to teaching, thus contradicting the theoretical references discussedpt_BR
dc.description.resumoA formação do pedagogo é um tema que consta nos debates educacionais na atualidade devido às diversas funções que esse profissional pode assumir após sua formação inicial. Contudo, os cursos podem não proporcionar disciplinas que discutam todas as habilitações, assim, a formação em Pedagogia fica somente no ser professor e, consequentemente, não permite que o pedagogo trabalhe em outros espaços. É com esse pensamento que se encontra um verdadeiro equívoco, pois a Pedagogia vai muito além disso, sendo a ciência que trata da Educação e estuda problemas relacionados ao desenvolvimento em seu todo. Dessa forma, torna-se necessário que os estudantes tenham conhecimento das diversas áreas de atuação existentes na Pedagogia, as quais transcendem os ambientes escolares. É possível atuar como pedagogo em hospitais, empresas, penitenciárias, consultoria educacional, produção e revisão de materiais didáticos, em Organizações Não Governamentais (ONG) e centros de atendimento a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a formação inicial nos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas da Zona da Mata Mineira e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com abordagem da análise documental, pois se analisou os currículos dessas Universidades. Realizou-se um levantamento de todas as universidades públicas de Minas Gerais que oferecem o curso de Pedagogia, mas como eram muitos, optou-se por focar somente na Zona da Mata Mineira e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que possuem o curso na modalidade presencial. A análise contou com alguns obstáculos como a falta do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados alcançados, nesta pesquisa, não foram os esperados, dado que apenas duas das setes universidades analisadas apresentam a preparação dos futuros profissionais para atuar em diferentes ambientes que não somente o escolar, o qual leva a questionar se a Pedagogia resume somente à docência, contrariando assim os referenciais teóricos abordadospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectInitial educationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleFormação inicial nos cursos de pedagogia de universidades públicas da zona da mata mineira e da região metropolitana de Belo Horizontept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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