Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17585
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
matheusaffonsovilasnovasanacleto.pdfPDF/A783.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Corrêa, Stela Cristina Hott-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964577702715502pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Solange Riveli de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2663337431229210pt_BR
dc.contributor.referee2Paula Neto, Alcielis de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1460390686142107pt_BR
dc.creatorAnacleto, Matheus Affonso Vilas Novas-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-30T14:11:37Z-
dc.date.available2024-10-29-
dc.date.available2024-10-30T14:11:37Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17585-
dc.description.abstractThis research considers business models related to dropshipping, understood as a logistics technique in which the product supplier, who has direct contact with the consumer, does not keep the goods in stock. In this model, the supplier acts as a type of reseller who sells the products directly to customers, without the need to have physical stock. In this sense, the objective of this paper is to analyze how the dropshipping business model is organized within the scope of e-commerce. To this end, the theoretical framework studies the topic by defining e-commerce, marketplace and dropshipping. The work is qualitative, and the research methodology used was the case study. The results describe the case of an e-commerce through dropshipping in which the company studied expanded the variety of products available, reduced its storage expenses and explored new markets without major investments. On the other hand, suppliers who are not always reliable generated delays in delivery and less control over the quality of the products. To overcome these difficulties, the company restricted the adoption of dropshipping to products from more reliable companies and with lower risks in delivery logistics. In digital marketing, the company opted for its own media, notably social networks, SEO and paid ads to give greater visibility and attract customers, making its relationship with them more effective, resulting in greater satisfaction and loyalty. It is concluded that the strategic use of dropshipping provides flexibility to sales, growth and better operational performance.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho contempla os modelos de negócios relacionados a dropshipping compreendido como uma técnica de logística na qual o fornecedor de produtos, que possui contato direto com o consumidor, não mantém as mercadorias em estoque. Neste modelo, o fornecedor funciona como uma espécie de revendedor que comercializa os produtos diretamente com os clientes, sem a necessidade de possuir um estoque físico. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar como o modelo de negócios de dropshipping está organizado no âmbito do comércio eletrônico. Para tanto, o referencial teórico estuda o tema com definição do e- commerce, marketplace e dropshipping. O trabalho é qualitativo e a metodologia de pesquisa empregada foi o estudo de caso. Os resultados descrevem o caso de um e- commerce por meio de dropshipping em que empresa estudada ampliou a variedade dos produtos disponíveis, diminuiu suas despesas com armazenamento e explorou novos mercados sem grandes investimentos. Por outro lado, fornecedores nem sempre confiáveis gerou atrasos na entrega e menor controle sobre a qualidade dos produtos. Para superar estas dificuldades, a empresa restringiu a adoção do droppshipping aos produtos de empresas mais confiáveis e com menores riscos na logística de entrega. No marketing digital, a empresa optou por mídia própria, notadamente redes sociais, SEO e anúncios pagos para dar maior visibilidade e atrair clientes, tornando mais eficaz o seu relacionamento com eles, resultando em maior satisfação e fidelidade. Conclui-se que a utilização estratégica do dropshipping proporciona flexibilidade às vendas, crescimento e melhor desempenho operacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectDroppshippingpt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectDigital marketingpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleO modelo de negócio do dropshipping: um estudo de caso de uma loja de celular e artigos de telecomunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons