Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17583
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cristianecorreaamaral.pdf2.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
cristianecorreaamaral-produtoeducacional.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cruz, Willian José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8933165256939711pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1862842899466487pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Luciene de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorAmaral, Cristiane Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5580388458686554pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-30T14:07:34Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2024-10-30T14:07:34Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17583-
dc.description.abstractThis research proposes a complementary methodology to Mathematics teaching, called Thought Experiments, and aims to analyze its contributions to the initial training of a group of Mathematics undergraduates at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). These Thought Experiments are ways of representing the object of knowledge through diagrams, developing deductions and abductions that, by modifying these diagrams, lead to the formation of new concepts and/or generalizations. The choice of this methodological approach arises from the researchers' concern to recover pedagogical practices that rely on experimentation, analogies, and the use of dialectics in Mathematics teaching. Within this perspective, we will investigate the question: How does the use of Thought Experiments in the context of Mathematics Education influence the initial training of a group of Mathematics teachers? For this qualitative research, we aim to achieve the outlined objective by identifying obstacles both in the methodology and in Mathematics, especially those of epistemological and didactic origins, that emerge during the application of Thought Experiments as a methodological strategy. The theoretical foundations of this study include Peirce's semiotic concepts and Brousseau's obstacles, considered as signs in this context. The research was conducted during the classes of the course Mathematics School III, taught to Mathematics undergraduates at UFJF. The proposal to use Thought Experiments as an additional resource proved to promote a more contextualized and critical teaching approach, providing undergraduates with a dialectical understanding of mathematical concepts.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe uma metodologia complementar ao ensino de Matemática, denominada Experimentos Mentais, e visa analisar suas contribuições na formação inicial de um grupo de licenciandos em Matemática na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tais Experimentos são formas de representar o objeto do conhecimento por meio de diagramas, desenvolvendo deduções e abduções que, ao modificar esses diagramas, levam à formação de novos conceitos e/ou generalizações. A escolha dessa proposta metodológica surge da inquietação dos pesquisadores em resgatar práticas pedagógicas que se apoiam em experimentações, analogias e no uso da dialética no ensino de Matemática. Dentro dessa perspectiva, investigaremos a questão: Como a utilização dos Experimentos Mentais no contexto da Educação Matemática influencia a formação inicial de um grupo de professores de Matemática? Para esta pesquisa qualitativa, buscamos alcançar o objetivo traçado ao identificar os obstáculos tanto da metodologia quanto da Matemática, especialmente aqueles de origem epistemológica e didática, que emergem durante a aplicação dos Experimentos Mentais como estratégia metodológica. Os fundamentos teóricos que embasam este estudo incluem os conceitos semióticos de Peirce e os obstáculos de Brousseau, considerados como signos neste contexto. A pesquisa foi desenvolvida durante as aulas da disciplina Matemática Escolar III, ministrada para licenciandos em Matemática da UFJF. A proposta de utilizar os Experimentos Mentais como recurso adicional demonstrou promover um ensino mais contextualizado e crítico, proporcionando aos licenciandos uma compreensão dialética dos conceitos matemáticos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectExperimentos mentaispt_BR
dc.subjectObstáculospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectThought experimentspt_BR
dc.subjectDidactic obstaclespt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUma análise de obstáculos identificados por meio da aplicação de experimentos mentais a um grupo de licenciandos em matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons