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dc.contributor.advisor1Scortegagna, Liamara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104271477506670pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Janae-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2747017560926709pt_BR
dc.contributor.referee2Barrére, Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735298552666402pt_BR
dc.creatorAraújo, Talita Amaral Cunha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0981441304216050pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-30T14:05:27Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2024-10-30T14:05:27Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17582-
dc.description.abstractThere are several tools and methodologies that can help students in the process of learning mathematical content, including the use of Digital Technologies (DT) and problem solving. The National Common Curricular Base (BNCC) highlights that it is essential to use more digital languages at school and specifically in the teaching and learning of Mathematics, as they are present in students' daily lives. Among the possibilities, BNCC brings Computational Thinking (PC), a skill that is associated with the development of critical thinking and oriented towards solving problems that involve understanding, defining, analyzing, solving and creating algorithms to solve these problems. Thus, this research aims to develop CP in high school students based on teaching the First Grade Polynomial Function (FPPG) and analyze the production of meanings, through the development and application of a Task Sequence invented in a set of Educational Resources Digital (RED), using Scratch software. The research is initially based on theoretical references such as Wing (2006; 2009; 2011; 2016; 2017; 2019) and Brackamann (2017) who address the PC theme, and Lins (2012) and Silva (2022) who present the Semantic Fields Model (MCS). To achieve the objective described, we propose the Design-Based Research methodology by Matta, Silva e Boaventura (2014), which presents development and application cycles, where in each cycle it is possible to analyze and modify the points necessary to achieve RED validation. As a result, we saw that the development of the PC, based on solving problems, linked to programming in Scratch, brought dynamism and fun to the teaching and learning of the First Degree Polynomial Function. Finally, creations and productions of meanings were expressed in written form and through programming in Scratch, some being beyond what was expected by the participants in view of the activities analyzed.pt_BR
dc.description.resumoExistem diversas ferramentas e metodologias que podem auxiliar os alunos no processo de aprendizagem de conteúdos matemáticos, dentre as quais o uso das Tecnologias Digitais (TD) e a resolução de problemas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta que é imprescindível o uso de mais linguagens digitais na escola e, especificamente, no ensino e aprendizagem de Matemática, pois elas estão presentes no cotidiano dos alunos. Dentre as possibilidades, a BNCC traz o Pensamento Computacional (PC), habilidade que está associada ao desenvolvimento de um pensamento crítico e orientado para a resolução de problemas que envolve compreender, definir, analisar, resolver e criar algoritmos para a solução destes. Assim, esta pesquisa objetiva desenvolver o PC em alunos do Ensino Médio a partir do ensino da Função Polinomial do Primeiro Grau (FPPG) e analisar a produção de significados mediante o desenvolvimento e aplicação de uma Sequência de Tarefas implementadas num conjunto de Recursos Educacionais Digitais (RED), utilizando o software Scratch. A pesquisa pauta-se, inicialmente, em referenciais teóricos como Wing (2006; 2009; 2011; 2016; 2017; 2019) e Brackamann (2017), que abordam o tema, PC, além de Lins (2012) e Silva (2022) que apresentam o Modelo dos Campos Semânticos (MCS). Para atingir o objetivo descrito, propomos a metodologia do Design-Based Research de Matta, Silva e Boaventura (2014), que apresenta ciclos de desenvolvimento e de aplicação, onde, a cada ciclo, é possível analisar e modificar os pontos necessários para alcançar a validação dos RED. Como resultados, vimos que o desenvolvimento do PC, partindo da resolução de problemas, atrelado à programação no Scratch, trouxe dinamismo e diversão ao ensino e aprendizagem de Função Polinomial do Primeiro Grau. Por fim, criações e produções de significados foram exteriorizadas de forma escrita e por meio da programação no Scratch, sendo alguns além do esperado pelos participantes perante as atividades analisadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectFunção polinomial do primeiro graupt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSoftware Scratchpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectFirst grade polynomial functionpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titlePensamento computacional no ensino de função polinomial do primeiro grau na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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