Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17577
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danilomagalhaesfarias.pdf3.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
danilomagalhaesfarias-produtoeducacional.pdf644.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bastos, Ronaldo Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8943562657054260pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Wanderley Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875375514646852pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.creatorFarias, Danilo Magalhães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301002722347386pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-30T12:05:07Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-30T12:05:07Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17577-
dc.description.abstractThe main objective of this qualitative research is to investigate the production of statistical tasks theoretically based on Model of Semantic Fields (MCS), aimed to Elementary School, in which Data Comics (comics whose narrative is data-oriented) is constituted into a text in a process of meaning production. Based upon guidelines established from the fields of Statistical Education, Comics Studies and the MCS, two tasks were produced and applied to a group of four 9th grade Elementary School students. We conducted an epistemological analysis based on the data collected during the application and produced a plausible reading based on the participants' meaning production. The analysis revealed that the tasks: stimulated the production of a diversity of statistical and non-statistical meanings, as well as the production of syntheses; met the recommendation of being familiar and unusual; and allowed the researcher to interact and intervene in the process of meaning production of the subjects. The notion of fabulation in terms of the MCS was proposed based on a process observed repeatedly in the application of the tasks. We observed that the students mobilized arithmetic and comparative thinking during the experience. Reading and reflecting on elements of the comics proved to be relevant during the production of the tasks and subsequent analysis. As an Educational Product associated to this research, a manual was produced for teachers who teach Mathematics and Statistics in Basic Education, as a contribution to their initial and continuing education. This manual contains our conception of teaching and learning Statistics, answers about the role of comics in the Mathematics and Statistics classroom and an update of the tasks used in the research, accompanied by a set of guidelines for teachers.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral da pesquisa, de cunho qualitativo, é investigar a produção e a utilização de tarefas de natureza estatística teoricamente fundamentadas pelo Modelo dos Campos Semânticos (MCS), voltadas para o Ensino Fundamental, nas quais os Data Comics (histórias em quadrinhos cuja narrativa é orientada por dados) cumprem a função de se constituir em um texto em um processo de produção de significados. Baseado em diretrizes estabelecidas a partir dos campos da Educação Estatística, Estudos de Quadrinhos e do MCS, duas tarefas foram produzidas e aplicadas a um grupo de quatro estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Realizamos uma análise epistemológica baseada no material coletado durante a aplicação, produzindo uma leitura plausível a partir da produção de significados das participantes. A análise revelou que as tarefas: estimularam a produção de uma diversidade de significados estatísticos e não-estatísticos, bem como a produção de sínteses; cumpriram o objetivo de serem familiares e não-usuais; e possibilitaram ao pesquisador interagir e intervir no processo de produção de significados dos sujeitos. A noção de fabulação em termos do MCS foi proposta a partir de um processo observado de modo reincidente na aplicação das tarefas. Observamos que as estudantes mobilizaram pensamento aritmético e comparativo durante a experiência. A leitura e reflexão sobre elementos das Histórias em Quadrinhos se mostraram relevantes durante a produção das tarefas e a análise posterior. Como Produto Educacional associado a essa pesquisa, foi produzido um manual para professores que ensinam Matemática e Estatística na Educação Básica, como uma contribuição para sua formação inicial e continuada. Este manual contém nossa concepção sobre ensino e aprendizagem de Estatística, respostas sobre o papel dos quadrinhos na sala de aula de Matemática e Estatística e uma atualização das tarefas utilizadas na pesquisa, acompanhadas por um conjunto de orientações para professores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectTarefas educacionaispt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectStatistics educationpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectMeaning productionpt_BR
dc.subjectEducational taskspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleProdução de tarefas estatísticas com história em quadrinhos: uma investigação no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons