Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17577
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
danilomagalhaesfarias.pdf3.98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
danilomagalhaesfarias-produtoeducacional.pdf644.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Produção de tarefas estatísticas com história em quadrinhos: uma investigação no ensino fundamental
Autor(es): Farias, Danilo Magalhães
Primeiro Orientador: Bastos, Ronaldo Rocha
Membro da banca: Rezende, Wanderley Moura
Membro da banca: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: O objetivo geral da pesquisa, de cunho qualitativo, é investigar a produção e a utilização de tarefas de natureza estatística teoricamente fundamentadas pelo Modelo dos Campos Semânticos (MCS), voltadas para o Ensino Fundamental, nas quais os Data Comics (histórias em quadrinhos cuja narrativa é orientada por dados) cumprem a função de se constituir em um texto em um processo de produção de significados. Baseado em diretrizes estabelecidas a partir dos campos da Educação Estatística, Estudos de Quadrinhos e do MCS, duas tarefas foram produzidas e aplicadas a um grupo de quatro estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Realizamos uma análise epistemológica baseada no material coletado durante a aplicação, produzindo uma leitura plausível a partir da produção de significados das participantes. A análise revelou que as tarefas: estimularam a produção de uma diversidade de significados estatísticos e não-estatísticos, bem como a produção de sínteses; cumpriram o objetivo de serem familiares e não-usuais; e possibilitaram ao pesquisador interagir e intervir no processo de produção de significados dos sujeitos. A noção de fabulação em termos do MCS foi proposta a partir de um processo observado de modo reincidente na aplicação das tarefas. Observamos que as estudantes mobilizaram pensamento aritmético e comparativo durante a experiência. A leitura e reflexão sobre elementos das Histórias em Quadrinhos se mostraram relevantes durante a produção das tarefas e a análise posterior. Como Produto Educacional associado a essa pesquisa, foi produzido um manual para professores que ensinam Matemática e Estatística na Educação Básica, como uma contribuição para sua formação inicial e continuada. Este manual contém nossa concepção sobre ensino e aprendizagem de Estatística, respostas sobre o papel dos quadrinhos na sala de aula de Matemática e Estatística e uma atualização das tarefas utilizadas na pesquisa, acompanhadas por um conjunto de orientações para professores.
Abstract: The main objective of this qualitative research is to investigate the production of statistical tasks theoretically based on Model of Semantic Fields (MCS), aimed to Elementary School, in which Data Comics (comics whose narrative is data-oriented) is constituted into a text in a process of meaning production. Based upon guidelines established from the fields of Statistical Education, Comics Studies and the MCS, two tasks were produced and applied to a group of four 9th grade Elementary School students. We conducted an epistemological analysis based on the data collected during the application and produced a plausible reading based on the participants' meaning production. The analysis revealed that the tasks: stimulated the production of a diversity of statistical and non-statistical meanings, as well as the production of syntheses; met the recommendation of being familiar and unusual; and allowed the researcher to interact and intervene in the process of meaning production of the subjects. The notion of fabulation in terms of the MCS was proposed based on a process observed repeatedly in the application of the tasks. We observed that the students mobilized arithmetic and comparative thinking during the experience. Reading and reflecting on elements of the comics proved to be relevant during the production of the tasks and subsequent analysis. As an Educational Product associated to this research, a manual was produced for teachers who teach Mathematics and Statistics in Basic Education, as a contribution to their initial and continuing education. This manual contains our conception of teaching and learning Statistics, answers about the role of comics in the Mathematics and Statistics classroom and an update of the tasks used in the research, accompanied by a set of guidelines for teachers.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação estatística
História em quadrinhos
Produção de significados
Tarefas educacionais
Mathematics education
Statistics education
Comics
Meaning production
Educational tasks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17577
Data do documento: 30-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons