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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo de caso: migração de um consumidor para o mercado livre de energia
Author: Laier, Laryssa Anacleto de Souza
First Advisor: Gomes, Flavio Vanderson
Referee Member: Dias, Bruno Henriques
Resumo: Os custos com energia elétrica representam uma parcela significativa das despesas para empresas, tanto do setor comercial quanto industrial. Esses gastos impactam diretamente o processo de produção e, consequentemente, o preço final repassado ao consumidor. Com o intuito de reduzir esses custos, as empresas têm buscado alternativas para otimizar e reduzir o consumo de energia, como a adoção de equipamentos mais tecnológicos e eficientes, alterações nos horários de produção, implementação de painéis solares. Uma solução que se destaca é ingressar no mercado livre de energia, que permite ao consumidor a oportunidade de escolher livremente seu fornecedor de energia, negociar preços, período de suprimento, entre outros aspectos. Um grande marco no setor elétrico, conhecido como abertura do mercado, estabelecido pela Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia, permite que todas as empresas do grupo A participem do mercado livre de energia, mesmo aquelas com demanda inferior a 500 kW. O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de viabilidade econômica para uma empresa de médio porte, pertencente do grupo A, com demanda inferior a 500KW. Será apresentado todas as etapas necessárias para a efetivação da migração para o mercado livre de energia. Os resultados foram satisfatórios, proporcionando uma economia significativa em relação ao mercado cativo. A análise apresentou uma economia mensal de aproximadamente R$ 18.039,47, que representa uma economia de cerca de 26%. Esses resultados destacam os benefícios que o mercado livre de energia tem a proporcionar para os setores industrial e comercial.
Abstract: Electricity costs represent a significant portion of expenses for companies, both in the commercial and industrial sectors. These expenses directly impact the production process and, consequently, the final price passed on to the consumer. In order to reduce these costs, companies have been looking for alternatives to optimize and reduce energy consumption, such as the adoption of more technological and efficient equipment, changes in production schedules, and the implementation of solar panels. One solution that stands out is to join the free energy market, which allows consumers the opportunity to freely choose their energy supplier, negotiate prices, supply periods, among other aspects. A major milestone in the electricity sector, known as market opening, established by Ordinance 50/2022 of the Ministry of Mines and Energy, allows all companies in group A to participate in the free energy market, even those with demand below 500 kW. The present work aims to carry out an economic feasibility study for a medium-sized company, belonging to group A, with demand below 500KW. All the steps necessary to complete the migration to the free energy market will be presented. The results were satisfactory, providing significant savings compared to the captive market. The analysis showed a monthly saving of approximately R$18,039.47, which represents a saving of around 26%. These results highlight the benefits that the free energy market has to provide for the industrial and commercial sectors.
Keywords: Mercado livre de energia
Viabilidade
Migração
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS:ENGENHARIA ELÉTRICA.
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17576
Issue Date: 19-Set-2024
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - Potência e Energia - TCC Graduação



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