Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17562
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianacostaoliveira.pdf5.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santana, Fernando Vago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3432537740300931pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Marcus Vinícius Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2498204826579831pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Gisele Pires de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7731026011519173pt_BR
dc.creatorOliveira, Juliana Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T15:50:09Z-
dc.date.available2024-10-24-
dc.date.available2024-10-25T15:50:09Z-
dc.date.issued2024-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17562-
dc.description.abstractThis paper presents a study on the role of the collaborative pianist in the interpretative construction of the art song using some of the tools offered by Martin Katz in his book The Complete Collaborator: The Pianist as Partner (2009), using the song “Trem de Alagoas” by composer Waldemar Henrique as a model for the application of these tools. The main objective is to present a possible way of structuring the knowledge that is fundamental to the pianist who works with the vocal repertoire, as well as the process of interpretative construction of the work, both individually and together with the singer. To this end, we chose Martin Katz's own text as a guide for our practice, understanding that this is fundamental in this type of research, allowing instrumentalists and singers to explore their own artistic experiences. This research presented a process of interpretive study of a work and from it demonstrated that the pianist can structure his or her learning processes of the song, playing an important role in the interpretative and performative choices of the piece together with the singer.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo a respeito do papel do pianista colaborador na construção interpretativa da canção de câmara a partir de ferramentas apresentadas por Martin Katz em seu livro The Complete Collaborator: the pianist as partner (2009), dispondo da canção “Trem de Alagoas”, do compositor Waldemar Henrique como modelo de aplicação dessas ferramentas. O objetivo principal é apresentar, uma possível maneira de estruturação dos conhecimentos que são fundamentais ao pianista que atua com o repertório vocal bem como o processo de construção interpretativa da obra tanto individual como em conjunto com o cantor. Para isso, optamos pelo próprio texto de Martin Katz como norteador da nossa prática, entendendo que esta é fundamental neste tipo de investigação, permitindo que instrumentista e cantor explorem suas próprias experiências artísticas. Esta pesquisa apresentou um processo de estudo interpretativo de uma obra e a partir dela demonstrou que o pianista pode estruturar seus processos de aprendizagem da canção tendo papel importante nas escolhas interpretativas e performáticas da peça juntamente com o cantor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCanção de câmarapt_BR
dc.subjectPiano colaborativopt_BR
dc.subjectInterpretação musicalpt_BR
dc.subjectArt songpt_BR
dc.subjectCollaborative pianopt_BR
dc.subjectMusical interpretationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleO pianista na canção de câmara: emprego da abordagem de Martin Katz para a construção da performance de Trem de Alagoas, de Waldemar Henriquept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons