Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17562
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
julianacostaoliveira.pdf5.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O pianista na canção de câmara: emprego da abordagem de Martin Katz para a construção da performance de Trem de Alagoas, de Waldemar Henrique
Autor(es): Oliveira, Juliana Costa
Primeiro Orientador: Santana, Fernando Vago
Membro da banca: Pereira, Marcus Vinícius Medeiros
Membro da banca: Mota, Gisele Pires de Oliveira
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo a respeito do papel do pianista colaborador na construção interpretativa da canção de câmara a partir de ferramentas apresentadas por Martin Katz em seu livro The Complete Collaborator: the pianist as partner (2009), dispondo da canção “Trem de Alagoas”, do compositor Waldemar Henrique como modelo de aplicação dessas ferramentas. O objetivo principal é apresentar, uma possível maneira de estruturação dos conhecimentos que são fundamentais ao pianista que atua com o repertório vocal bem como o processo de construção interpretativa da obra tanto individual como em conjunto com o cantor. Para isso, optamos pelo próprio texto de Martin Katz como norteador da nossa prática, entendendo que esta é fundamental neste tipo de investigação, permitindo que instrumentista e cantor explorem suas próprias experiências artísticas. Esta pesquisa apresentou um processo de estudo interpretativo de uma obra e a partir dela demonstrou que o pianista pode estruturar seus processos de aprendizagem da canção tendo papel importante nas escolhas interpretativas e performáticas da peça juntamente com o cantor.
Abstract: This paper presents a study on the role of the collaborative pianist in the interpretative construction of the art song using some of the tools offered by Martin Katz in his book The Complete Collaborator: The Pianist as Partner (2009), using the song “Trem de Alagoas” by composer Waldemar Henrique as a model for the application of these tools. The main objective is to present a possible way of structuring the knowledge that is fundamental to the pianist who works with the vocal repertoire, as well as the process of interpretative construction of the work, both individually and together with the singer. To this end, we chose Martin Katz's own text as a guide for our practice, understanding that this is fundamental in this type of research, allowing instrumentalists and singers to explore their own artistic experiences. This research presented a process of interpretive study of a work and from it demonstrated that the pianist can structure his or her learning processes of the song, playing an important role in the interpretative and performative choices of the piece together with the singer.
Palavras-chave: Canção de câmara
Piano colaborativo
Interpretação musical
Art song
Collaborative piano
Musical interpretation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17562
Data do documento: 20-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons