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dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gomes, Patrícia Moraes-
dc.creatorSilva, Esther do Nascimento-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-22T12:06:14Z-
dc.date.available2024-09-26-
dc.date.available2024-10-22T12:06:14Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17532-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoQuando falamos em descolonização do currículo, o que isso significa? O que queremos dizer, afinal? É fundamentando neste questionamento que o presente projeto busca analisar os perigos que perpetuam os currículos escolares através de uma história única contada nas salas de aula, mostrando a necessidade da descolonização do currículo escolar, das práticas educativas e pedagógicas, buscando se transformar para uma educação antirracista que dialogue com diversidade étnico racial e a realidade das culturas brasileiras. Este trabalho foi realizado através de pesquisa documentos que estabelecem as diretrizes do trabalho escolar e direcionam as práticas pedagógicas a serem realizadas, e também utilizando as características de abordagem da pesquisa participante. O estudo de campo foi realizado com docentes das turmas de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Calil Ahouagi, situada no bairro Marilândia do município de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Podemos ressaltar que o resultado deste trabalho indica que as práticas educacionais são fundamentais na construção do conhecimento e do caráter do indivíduo político, social e cultural, e que através dos aprendizados e das experiências pedagógicas dos discentes, o processo de descolonização se desenvolve, oportunizando novas reflexões ao coletivo e transformando as ações com a diversidade étnico -cultural. É preciso que os educadores realizem em suas práticas de ensino o conhecimento de outras culturas, valorizando os diversos grupos étnicos que compõem nossa sociedade, para que desta forma, essas práticas possam servir como um meio de se construir uma sociedade pluriétnica que valorize as distinções e fortaleça o exercício de cidadania, democracia e respeito.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleQual é a história que a história não conta? A descolonização do currículo escolar através de documentos que norteiam a educação básica em Juiz de Forapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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