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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qual é a história que a história não conta? A descolonização do currículo escolar através de documentos que norteiam a educação básica em Juiz de Fora
Autor(es): Silva, Esther do Nascimento
Primeiro Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Co-orientador: Gomes, Patrícia Moraes
Resumo: Quando falamos em descolonização do currículo, o que isso significa? O que queremos dizer, afinal? É fundamentando neste questionamento que o presente projeto busca analisar os perigos que perpetuam os currículos escolares através de uma história única contada nas salas de aula, mostrando a necessidade da descolonização do currículo escolar, das práticas educativas e pedagógicas, buscando se transformar para uma educação antirracista que dialogue com diversidade étnico racial e a realidade das culturas brasileiras. Este trabalho foi realizado através de pesquisa documentos que estabelecem as diretrizes do trabalho escolar e direcionam as práticas pedagógicas a serem realizadas, e também utilizando as características de abordagem da pesquisa participante. O estudo de campo foi realizado com docentes das turmas de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Calil Ahouagi, situada no bairro Marilândia do município de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Podemos ressaltar que o resultado deste trabalho indica que as práticas educacionais são fundamentais na construção do conhecimento e do caráter do indivíduo político, social e cultural, e que através dos aprendizados e das experiências pedagógicas dos discentes, o processo de descolonização se desenvolve, oportunizando novas reflexões ao coletivo e transformando as ações com a diversidade étnico -cultural. É preciso que os educadores realizem em suas práticas de ensino o conhecimento de outras culturas, valorizando os diversos grupos étnicos que compõem nossa sociedade, para que desta forma, essas práticas possam servir como um meio de se construir uma sociedade pluriétnica que valorize as distinções e fortaleça o exercício de cidadania, democracia e respeito.
Abstract: -
Palavras-chave: Descolonização
Currículo
Educação
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17532
Data do documento: 26-Set-2024
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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