Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17523
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joaovictorribeirotoledo.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santana, Wedencley Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918620321007057pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231929995456002pt_BR
dc.contributor.referee2Barberino, Willian Marcel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorToledo, João Victor Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948971073132287pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-21T11:52:53Z-
dc.date.available2024-10-18-
dc.date.available2024-10-21T11:52:53Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17523-
dc.description.abstractEmerging from an intertwining of psychoanalysis and discourse analysis, the present study seeks to weave considerations about the young subject and the school. Expanding the notion of education beyond normative and curricular practices, a reflection on the school institution is advocated from the perspective of subject constitution for the social, political, and subjective realms, where the young person is highlighted as the main character in this plot. The dynamics of mediatization will also be elucidated, seeking dialogues between the various discourses about youth and schooling. To address the symptoms manifested by young people in school, stemming from situations of discomfort, the student council will be advocated as a crucial device to give voice to the subjects and enable addressing and disidentification. To this end, we will elucidate some statements from young people in the student council and educators at a state school in Juiz de Fora, which was the target of an intervention in 2017 and another in 2023. Overall, the utterances reveal discomfort among young people with patterns of silencing in the school, as well as evidence of a school emptiness in vogue after the pandemic, prompting us to reflect on the symptoms of subjects of history and desire.pt_BR
dc.description.resumoAdvindo de uma aposta de enlace entre a a psicanálise a análise do discurso, o presente estudo busca tecer considerações sobre o sujeito jovem e a escola. Ampliando a noção de educação para além de práticas normativas e curriculares, defende-se uma reflexão da instituição escolar sob a ótica da constituição dos sujeitos para o âmbito social, político e subjetivo, onde o jovem é destacado como personagem principal nessa trama. A dinâmica da midiatização também será elucidada, buscando interlocuções entre as diversas produções de discursos sobre a juventude e a escolarização. Para contornar os sintomas manifestos pelos jovens na escola, advindos de situações de mal-estar, o grêmio estudantil será defendido como dispositivo crucial para dar voz aos sujeitos e possibilitar endereçamentos e desidentificação. Para tanto, iremos elucidar algumas falas de jovens do grêmio estudantil e educadores em uma escola estadual de Juiz de Fora, a qual foi alvo de uma intervenção em 2017 e outra em 2023. De um modo geral, os enunciados revelam desconfortos dos jovens com padrões de silenciamentos da escola, bem como a evidência de um esvaziamento escolar em voga após a pandemia, o que nos faz refletir sobre sintomas dos sujeitos da história e do desejo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectGrêmio estudantilpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectStudent councilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleJuventude e escola no cenário discursivo e midiático: uma aposta no grêmio estudantil e no recurso à palavrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons