Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17510
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marizecristinadealmeida.pdf6.58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Uma sequência didática para o ensino de física moderna: a radioterapia no tratamento do câncer
Autor(es): Almeida, Marize Cristina de
Primeiro Orientador: Valle, José Luiz Matheus
Membro da banca: Dias, Sebastião Alves
Membro da banca: Freitas, Alysson Miranda de
Resumo: Nesta dissertação, apresentamos o desenvolvimento e a aplicação de um Produto Educacional na forma de uma Sequência Didática (SD) voltado para o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC). O foco central da SD foi o uso da radiação ionizante no tratamento do câncer de mama e próstata por meio da Radioterapia. Com a percepção da sociedade sobre a radioatividade oscilando entre mocinha e vilã, a abordagem do tema foi delineada sob a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), devidamente entrelaçada com o cotidiano dos alunos e implementada por meio de atividades práticas, buscando que os alunos se tornassem participantes ativos no mundo da ciência e tecnologia, adquirindo uma Alfabetização Científica Significativa. As aulas ministradas foram estruturadas com base nos Três Momentos Pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, proporcionando uma abordagem abrangente e eficaz no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi não apenas transmitir informações, mas também capacitar os alunos para a resolução de problemas e a utilização dos conceitos de forma autônoma. Assim, ao fundamentar as aulas nos três momentos pedagógicos, buscamos proporcionar uma experiência educacional enriquecedora, que vai além da transmissão de conteúdo, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes. A fim de contribuir neste sentido, várias atividades educacionais foram realizadas utilizando experimentos de baixo custo, simulador phet colorado, slides com figuras comparativas, aplicativo de celular, computador, Datashow, entrevistas dos alunos usando meios tecnológicos, pen drive, caixa de som e e-mail. A proposta incentiva o aluno a compreender a importância da física na área médica e a refletir sobre os impactos sociais dessa tecnologia. O Produto Educacional foi implementado em uma turma do terceiro ano do ensino médio regular de uma Escola Estadual na região central do município de Juiz de Fora, durante os meses de Novembro e Dezembro de 2022. Como resultado, a Sequência Didática aprimorou a autoconfiança, criatividade e expressão verbal, notável melhoria no aprendizado colaborativo e na cooperação, juntamente com um crescente senso de solidariedade. Além disso, merece destaque o progresso significativo na compreensão da importância das questões relacionadas à ciência e tecnologia na sociedade contemporânea por parte dos participantes.
Abstract: In this dissertation, we present the development and application of an Educational Product in the form of a Didactic Sequence (DS) aimed at teaching Modern and Contemporary Physics (CMP). The central focus of the DS was the use of ionizing radiation in the treatment of breast and prostate cancer through radiotherapy. With society's perception of radioactivity oscillating between good guy and bad guy, the approach to the topic was outlined from a CTS (Science, Technology and Society) perspective, duly interwoven with the students' daily lives and implemented through practical activities, seeking to make the students active participants in the world of science and technology, acquiring Significant Scientific Literacy. The lessons were structured on the basis of the Three Pedagogical Moments: Initial Problematization, Organization of Knowledge and Application of Knowledge, providing a comprehensive and effective approach to the teaching-learning process. The aim was not only to transmit information, but also to enable students to solve problems and use concepts autonomously. Thus, by basing the classes on the three pedagogical moments, we sought to provide an enriching educational experience that goes beyond the transmission of content, promoting the students' integral development. In order to contribute in this sense, various educational activities were carried out using low-cost experiments, a phet colorado simulator, slides with comparative figures, a cell phone application, a computer, a Datashow, interviews with students using technological means, a pen drive, a speaker and e-mail. The proposal encourages students to understand the importance of physics in the medical field and to reflect on the social impacts of this technology. The Educational Product was implemented in a third-year regular high school class at a state school in the central region of the municipality of Juiz de Fora, during the months of November and December 2022. As a result, the Didactic Sequence improved self-confidence, creativity and verbal expression, a notable improvement in collaborative learning and cooperation, along with a growing sense of solidarity. Also noteworthy was the significant progress in the participants' understanding of the importance of issues related to science and technology in contemporary society.
Palavras-chave: Sequência didática
Ensino de física
Radiações ionizantes
Radioterapia
Câncer
Didactic sequence
Physics teaching
Ionizing radiation
Radiotherapy
Cancer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17510
Data do documento: 10-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons