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dc.contributor.advisor1Ferreira Filho, Pedro Calixto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0104971775700240pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Humberto Araújo Quaglio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3086534580687197pt_BR
dc.contributor.referee2Marsola, Mauricio Pagotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1506404802743893pt_BR
dc.contributor.referee3Novaes Filho, Moacyr Ayres-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210588393994647pt_BR
dc.creatorSouza, Moises Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1514635332745210pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T15:48:45Z-
dc.date.available2024-10-17-
dc.date.available2024-10-17T15:48:45Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17502-
dc.description.abstractMaster Eckhart's proposal to break with the interpretative tradition that placed the contemplative life above the active life is truly not enough analysing. This German Dominican master argued that maintaining a rigid separation between these two ways of life prevents us from seeing the presence of contemplation in our daily lives. That's why it's crucial to strengthen the relationship between contemplative life and active life. However, this relationship needs to be understood in a different way. Contrary to what was once thought, it is in practical life that we find the true connection between inner wisdom and human action in the material world. The notion that the contemplative life was inactive and distant from the challenges of practical life no longer makes sense. In its place, a new idea emerges: "active contemplation" or the "active contemplative life", which overcomes any antagonism between interiority and exteriority. From this perspective, Eckhart invites us to rethink practical life. Instead of seeing it as something secondary or inferior to the contemplative life, we can now see it as the place where contemplation and action are dynamically intertwined. It's as if practical life becomes the perfect stage for this harmony between contemplation and action, revealing a new dimension of wisdom and fulfilment. Master Eckhart challenges us to abandon interpretations that are considered outdated and to embrace a new way of living, where contemplation and action complement and enhance each other. To illustrate this new perspective, Eckhart invites us to analyse the inspiring figure of Martha, the sister of Mary and Lazarus. While Mary chose to live in a state of contemplative ecstasy, Martha valued material occupations and exalted everyday life. However, the dear Martha didn't lose her inner wisdom, because her spirit remained free and she didn't allow herself to be dominated by material things. She represents the possibility of a new way of being in the world, a way that harmonises contemplative and active life.pt_BR
dc.description.resumoA proposta de Mestre Eckhart em romper com a tradição interpretativa que colocava a vida contemplativa acima da vida ativa é verdadeiramente digna de análise. Esse mestre dominicano alemão defendia que manter uma separação rígida entre esses dois modos de vida impede que enxerguemos a presença da contemplação em nosso cotidiano. Por isso, é crucial fortalecer uma relação entre a vida contemplativa e a vida ativa. Entretanto, essa relação precisa ser compreendida de uma forma diferente. Ao contrário do que se pensava antigamente, é na vida prática que encontramos a verdadeira conexão entre a sabedoria interior e a ação humana no mundo material. Aquela noção de que a vida contemplativa se constituía como inativa e distante dos desafios da vida prática, já não faz mais sentido. No lugar dela, surge uma nova ideia: a "contemplação ativa" ou a "vida ativa contemplativa", que supera qualquer antagonismo entre interioridade e exterioridade. Nessa perspectiva, Eckhart nos convida a repensar a vida prática. Ao invés de vê-la como algo secundário ou inferior à vida contemplativa, podemos agora enxergá-la como o lugar onde a contemplação e ação se entrelaçam de forma dinâmica. É como se a vida prática se tornasse o palco perfeito para essa harmonia entre a contemplação e a ação, revelando uma nova dimensão de sabedoria e plenitude. Mestre Eckhart nos desafia a abandonar interpretações consideradas ultrapassadas e a abraçar uma nova forma de viver, onde a contemplação e a ação se complementam e se potencializam. Para ilustrar essa nova perspectiva, Eckhart nos convida a analisar a figura inspiradora de Marta, irmã de Maria e Lazaro. Enquanto Maria escolheu viver em um estado de êxtase contemplativo, Marta valorizou as ocupações materiais e enalteceu o cotidiano. No entanto, a cara Marta não perdeu sua sabedoria interior, pois seu espírito permaneceu livre e não se deixou dominar pelas coisas materiais. Ela representa a possibilidade de uma nova maneira de estar no mundo, uma maneira que permite a harmonização entre a vida contemplativa e a vida ativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectVida contemplativapt_BR
dc.subjectVida ativapt_BR
dc.subjectMestre Eckhartpt_BR
dc.subjectFilosofia prática e neoplatonismopt_BR
dc.subjectContemplative lifept_BR
dc.subjectActive lifept_BR
dc.subjectPractical philosophy and neoplatonismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleO estatuto da vida contemplativa e ativa na mística de Mestre Eckhart, baseado no sermão 86, a excelência de Marta sobre Mariapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



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