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Tipo: Dissertação
Título: O estatuto da vida contemplativa e ativa na mística de Mestre Eckhart, baseado no sermão 86, a excelência de Marta sobre Maria
Autor(es): Souza, Moises Alves de
Primeiro Orientador: Ferreira Filho, Pedro Calixto
Membro da banca: Souza, Humberto Araújo Quaglio de
Membro da banca: Marsola, Mauricio Pagotto
Membro da banca: Novaes Filho, Moacyr Ayres
Resumo: A proposta de Mestre Eckhart em romper com a tradição interpretativa que colocava a vida contemplativa acima da vida ativa é verdadeiramente digna de análise. Esse mestre dominicano alemão defendia que manter uma separação rígida entre esses dois modos de vida impede que enxerguemos a presença da contemplação em nosso cotidiano. Por isso, é crucial fortalecer uma relação entre a vida contemplativa e a vida ativa. Entretanto, essa relação precisa ser compreendida de uma forma diferente. Ao contrário do que se pensava antigamente, é na vida prática que encontramos a verdadeira conexão entre a sabedoria interior e a ação humana no mundo material. Aquela noção de que a vida contemplativa se constituía como inativa e distante dos desafios da vida prática, já não faz mais sentido. No lugar dela, surge uma nova ideia: a "contemplação ativa" ou a "vida ativa contemplativa", que supera qualquer antagonismo entre interioridade e exterioridade. Nessa perspectiva, Eckhart nos convida a repensar a vida prática. Ao invés de vê-la como algo secundário ou inferior à vida contemplativa, podemos agora enxergá-la como o lugar onde a contemplação e ação se entrelaçam de forma dinâmica. É como se a vida prática se tornasse o palco perfeito para essa harmonia entre a contemplação e a ação, revelando uma nova dimensão de sabedoria e plenitude. Mestre Eckhart nos desafia a abandonar interpretações consideradas ultrapassadas e a abraçar uma nova forma de viver, onde a contemplação e a ação se complementam e se potencializam. Para ilustrar essa nova perspectiva, Eckhart nos convida a analisar a figura inspiradora de Marta, irmã de Maria e Lazaro. Enquanto Maria escolheu viver em um estado de êxtase contemplativo, Marta valorizou as ocupações materiais e enalteceu o cotidiano. No entanto, a cara Marta não perdeu sua sabedoria interior, pois seu espírito permaneceu livre e não se deixou dominar pelas coisas materiais. Ela representa a possibilidade de uma nova maneira de estar no mundo, uma maneira que permite a harmonização entre a vida contemplativa e a vida ativa.
Abstract: Master Eckhart's proposal to break with the interpretative tradition that placed the contemplative life above the active life is truly not enough analysing. This German Dominican master argued that maintaining a rigid separation between these two ways of life prevents us from seeing the presence of contemplation in our daily lives. That's why it's crucial to strengthen the relationship between contemplative life and active life. However, this relationship needs to be understood in a different way. Contrary to what was once thought, it is in practical life that we find the true connection between inner wisdom and human action in the material world. The notion that the contemplative life was inactive and distant from the challenges of practical life no longer makes sense. In its place, a new idea emerges: "active contemplation" or the "active contemplative life", which overcomes any antagonism between interiority and exteriority. From this perspective, Eckhart invites us to rethink practical life. Instead of seeing it as something secondary or inferior to the contemplative life, we can now see it as the place where contemplation and action are dynamically intertwined. It's as if practical life becomes the perfect stage for this harmony between contemplation and action, revealing a new dimension of wisdom and fulfilment. Master Eckhart challenges us to abandon interpretations that are considered outdated and to embrace a new way of living, where contemplation and action complement and enhance each other. To illustrate this new perspective, Eckhart invites us to analyse the inspiring figure of Martha, the sister of Mary and Lazarus. While Mary chose to live in a state of contemplative ecstasy, Martha valued material occupations and exalted everyday life. However, the dear Martha didn't lose her inner wisdom, because her spirit remained free and she didn't allow herself to be dominated by material things. She represents the possibility of a new way of being in the world, a way that harmonises contemplative and active life.
Palavras-chave: Vida contemplativa
Vida ativa
Mestre Eckhart
Filosofia prática e neoplatonismo
Contemplative life
Active life
Practical philosophy and neoplatonism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17502
Data do documento: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



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