Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17501
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
vitorpereiradealmeida.pdf3.94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Tese
Título : Televisão e legislação de mídia: telejornalismo público e comercial no Brasil e em Portugal
Autor(es): Almeida, Vitor Pereira de
Orientador: Leal, Paulo Roberto Figueira
Co-orientador: Moreira, Sonia Virginia
Miembros Examinadores: Guerra, Márcio de Oliveira
Miembros Examinadores: Brinati, Francisco Ângelo
Miembros Examinadores: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Miembros Examinadores: Oliveira, Luiz Ademir de
Resumo: A tese tem como objetivo analisar a produção telejornalística de emissoras públicas e comerciais em dois países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Brasil e Portugal, tendo como pano de fundo a existência de distintos marcos regulatórios em ambos. Através da comparação da legislação de mídia e da realidade histórica e estrutural do sistema midiático das duas nações, com destaque para indicação das principais leis, do grau de concentração e da regulação dos meios públicos e comerciais, especificamente sobre a televisão, busca-se aqui verificar se houve impactos destas diferentes realidades regulatórias sobre o telejornalismo efetivamente praticado. Esta pesquisa analisa, sob a luz da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), o principal telejornal de emissora pública e o principal de emissora comercial em cada país, escolhidos pelo critério de audiência e de possibilidade de acesso. No Brasil, são analisados o Jornal Nacional, da Rede Globo (comercial) e o Jornal da Cultura, da TV Cultura (pública); em Portugal são analisados o Telejornal, da RTP1 – Rádio e Televisão de Portugal (pública) e o Jornal das 8, da TVI (comercial). Foram analisadas 06 edições no período de julho de 2021 e 06 edições de julho de 2022, totalizando 48 unidades de análise. Esse período reflete os anos de eleições presidenciais nos países. Apresenta-se como problema de pesquisa principal o apontamento de quais são as semelhanças e diferenças entre os telejornais público e comercial dentro desses países, mas também de que modo podem ser comparados os padrões de telejornalismo das duas nações - com a pretensão de testar a hipótese de que diferenças nos marcos regulatórios e no grau de concentração de mídia ajudam a explicar eventuais discrepâncias no telejornalismo em Brasil e Portugal. O estudo parte da contextualização de países, territórios e da comunicação, e usa em seu quadro teórico de referência os conceitos das geografias (visíveis e invisíveis) da comunicação. Utiliza múltiplas metodologias: a pesquisa bibliográfica, a análise documental, o estudo de caso, a pesquisa comparada internacional e a análise de conteúdo. Entre os principais achados da pesquisa, está a indicação de que na amostra estudada diferentes marcos regulatórios dos países estão mais associados aos padrões adotados pelos telejornais do que necessariamente as diferenças entre telejornalismo público ou comercial dentro de um mesmo país.
Resumen : The thesis aims to analyze the television news production of public and commercial broadcasters in two countries of the Community of Portuguese Speaking Countries (CPLP), Brazil and Portugal, against the backdrop of the existence of different regulatory frameworks in both. Through the comparison of media legislation and the historical and structural reality of the media system of the two nations, with emphasis on indicating the main laws, the degree of concentration and regulation of public and commercial media, specifically on television, we seek here verify whether there were impacts of these different regulatory realities on the television journalism actually practiced. This research analyzes, in the light of Content Analysis (Bardin, 2011), the main public broadcaster news program and the main commercial broadcaster in each country, chosen based on the criteria of audience and possibility of access. In Brazil, the Jornal Nacional, from Rede Globo (commercial) and Jornal da Cultura, from TV Cultura (public) are analyzed; in Portugal, Telejornal, from RTP1 – Rádio e Televisão de Portugal (public) and Jornal das 8, from TVI (commercial) are analyzed. 06 editions were analyzed in the period from July 2021 and 06 editions from July 2022, totaling 48 units of analysis. This period reflects the years of presidential elections in the countries. The main research problem is to point out the similarities and differences between public and commercial television news within these countries, but also how the patterns of television journalism in the two nations can be compared - with the intention of testing the hypothesis that differences in regulatory frameworks and the degree of media concentration help to explain possible discrepancies in television journalism in Brazil and Portugal. The study starts from the contextualization of countries, territories and communication, and uses in its theoretical framework of reference the concepts of geographies (visible and invisible) of communication. It uses multiple methodologies: bibliographic research, document analysis, case study, international comparative research and content analysis. Among the main findings of the research is the indication that in the sample studied, different countries' regulatory frameworks are more associated with the standards adopted by television news programs than necessarily the differences between public or commercial television journalism within the same country.
Palabras clave : Comunicação
Leis de mídia
Concentração midiática
Comunidade dos países de língua portuguesa
Telejornalismo público
Telejornalismo comercial
Communication
Media laws
Media concentration
Community of portuguese speaking countries
Public television journalism
Commercial television journalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17501
Fecha de publicación : 29-ago-2024
Aparece en las colecciones: Doutorado em Comunicação (Teses)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons