Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17498
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deboradeoliveiraglanzmann.pdf3.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Freitas, Alysson Miranda de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5632925102543201pt_BR
dc.contributor.referee1Jardim, Wagner Tadeu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1600845114392211pt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira, Giovana Trevisan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorGlanzmann, Débora de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T15:45:37Z-
dc.date.available2024-10-17-
dc.date.available2024-10-17T15:45:37Z-
dc.date.issued2024-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17498-
dc.description.abstractThe central objective of this work is to present an inquiry-based teaching sequence that addresses the electrical power of resistive circuits in an innovative way, encouraging students' critical thinking and argumentative skills. This topic was chosen because most educational materials addressing such content do so superficially, with little or no suggestion of practical activities, prioritizing the memorization of formulas over a real understanding of the involved physical concepts. Therefore, in order to promote active and engaged participation from students, the inquiry-based teaching sequence was structured based on the POE methodology, which is grounded in the prediction, observation, and explanation of certain phenomena. For this purpose, three experimental activities were used, two of which were original, along with a computer simulator and a sequence of investigative questions. The experiments proved to be attractive in capturing students' attention, as they showed willingness to participate and interact throughout the classes. The responses given by them during the application of the inquiry-based teaching sequence were analyzed and grouped according to the presented structural similarities. Based on the results obtained, it was possible to conclude that this work serves as an effective tool in constructing scientific knowledge and redefining misconceptions presented by students about resistive circuits.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo central deste trabalho é apresentar uma sequência didática (SD) que aborde a potência elétrica de circuitos resistivos de uma forma inovadora, incentivando a criticidade e a capacidade argumentativa dos estudantes. Esse tema foi escolhido, uma vez que a maioria dos materiais didáticos ao abordarem tal conteúdo, o apresentam de forma rasa, com pouca ou nenhuma sugestão de atividades práticas, priorizando a memorização de fórmulas, em detrimento de uma real compreensão dos conceitos físicos envolvidos. Sendo assim, a fim de promover uma participação ativa e engajada dos estudantes, a SD foi estruturada com base na metodologia POE, que é fundamentada na previsão, na observação e na explicação de determinados fenômenos. Para isso, foram utilizadas três atividades experimentais, sendo duas delas inéditas, um simulador computacional e uma sequência de questões investigativas. Os experimentos mostraram-se atraentes na captação da atenção dos estudantes, que se manifestaram dispostos a participar e interagir ao longo das aulas. As respostas dadas por eles, ao longo da aplicação da SD, foram analisadas e agrupadas de acordo com as semelhanças estruturais apresentadas. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que o presente trabalho se apresenta como uma ferramenta eficaz na construção do conhecimento científico e na ressignificação de concepções equivocadas, apresentadas pelos estudantes, sobre circuitos resistivos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia POEpt_BR
dc.subjectPotência elétricapt_BR
dc.subjectCircuitos resistivospt_BR
dc.subjectPhysics educationpt_BR
dc.subjectInquiry-based teachingpt_BR
dc.subjectPOE methodologypt_BR
dc.subjectElectrical powerpt_BR
dc.subjectResistive circuitspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleProposta de atividades experimentais para o ensino de potência elétrica em aparelhos resistivospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons