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Tipo: Tese
Título: Um olhar sobre a dimensão da “natalidade no “estudo” pelo prisma da“refuncionalização” de aparelhos de produção artística
Autor(es): Voser, Gabriel Ortiz
Primeiro Orientador: López, Maximiliano Valério
Membro da banca: Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do
Membro da banca: Garzon, Marta Cardoso Castello Branco
Membro da banca: Medeiros, Andréa Borges de
Membro da banca: Olarieta, Beatriz Fabiana
Resumo: O presente estudo oferece uma contribuição no sentido de ampliar a compreensãoacerca de como o desenvolvimento das poéticas —enquanto se entende “poética”como o design dos aparelhos de produção de realidade— não apenas exerceinfluência, mas de fato ocasiona as transformações do mundo tanto no âmbitoestético quanto ético e político. Nesse sentido, o que se pretende destacar éimportância de conhecer as estruturas formais da linguagem (em sentido amplo)como meio para a promoção, na cultura, de novas possibilidades de pensamento eação capazes de propor respostas a questões de interesse público relativas aproblemas de ordem tanto estética quanto cultural, social, ética e política. Aexperiência efetiva das formas-de-vida humanas sempre decorre de poéticas —deprocessos de produção de mundo. Em virtude disso, este estudo desenvolve umaanálise dos conceitos relacionados à ideia de poética por comparação de dadosreferentes ao campo da Educação e da Arte (em sentido amplo). A partir dessacomparação entre elementos comuns entre educação e arte, revela-se o fato de queos recursos poéticos, as opções estéticas, os sistemas éticos e as ações políticasconstituem-se mutuamente. No entanto, é importante notar que a “poética” se situacomo uma categoria à parte na medida em que é sempre por meio dela (isto é, douso de seus recursos) que se determinam as opções estéticas e, por esse prisma, determinam também os sistemas éticos e as ações políticas determinam as poéticas.Ao mesmo tempo, os critérios para a criação de poéticas —os aparelhos deprodução de mundo— tem sempre bases éticas, estéticas e políticas. Nessecontexto, o que este estudo pretende observar, no âmbito da educação e da arte, concerne aos modos como se realizam os processos de manutenção ou decontinuidade do mundo – ou seja, os processos de conservação ou de renovaçãodas formas-de-vida. A fim de desenvolver essa observação, o estudo pretendedemonstrar que as tendências de manutenção (conservação) e continuidade(transformação) do mundo e das formas-de-vida são orientadas por um “estado deânimo” ou “disposição afetiva” frente à realidade e, desse modo, é a índoledeterminada por tais fatores o que vincula o design das diferentes poéticas àmanutenção da ordem das coisas ou à continuidade do mundo de duas maneirasdiferentes, à conservação ou à renovação —ou, nos termos de Hannah Arendt, ao“amor-ao-mundo” ou à “natalidade”. Nesse sentido, “estado de ânimo” ou“disposição afetiva” frente à realidade, por sua vez, é também produzido, ou seja, étambém determinado por uma poética, e essa poética é o Estudo. A ideia de Estudovem sendo desenvolvida quanto a seu vínculo com a dimensão de amor-ao-mundoem diferentes obras. O presente estudo pretende contribuir com o desenvolvimentode uma elaboração que se refere ao vínculo da ideia de Estudo com a dimensão danatalidade. O que esta tese sustenta é o argumento de que são as formasconsequentes das poéticas de Estudo manifestas em processos de experiência naeducação ou na arte que, orientados por um tipo de “estado de ânimo” ou“disposição afetiva”, determinam sua função enquanto forças de reprodução ou derenovação do mundo e das formas-de-vida humanas.
Abstract: This study offers a contribution towards broadening the understanding of how thedevelopment of poetics —while “poetics” is understood as the design of realityproduction apparatuses— not only exerts influence, but actually causes thetransformations of the world aesthetically, ethically and politically. In this sense, what is intended to be highlighted is the importance of knowing the formal structures of language as a means for promoting, in culture, new possibilities of thought and action capable of proposing answers to questions of public interest related to problems of both aesthetic and cultural, social, ethical and political. Theeffective experience of human life-forms always stems from poetics —from worldproduction processes. As a result, this study develops an analysis of conceptsrelated to the idea of poetics by comparing data referring to the field of Educationand Art. From this comparison between common elements between educationand art, it is revealed that poetic resources, aesthetic options, ethical systemsand political actions are mutually constituted, however, it is important to note that “poetics” stands as a separate category insofar as it is always through it that bothaesthetic options and ethical systems are determined; through this prism ethical systems, aesthetic options and political actions. But, at the same time, the criteriafor the creation of poetics themselves —the devices for world production—always have ethical, aesthetic and political bases. In this context, this studyintends to observe, in the scope of education and art, how the processes of maintenance or continuity of the world are carried out —that is, of conservation orrenewal of forms-of-life. In order to develop this observation, the study aims todemonstrate that the tendencies towards maintenance (conservation) andcontinuity (transformation) of the world and forms of life are guided by a “state of mind” or “affective disposition” towards reality. and, in this way, it is the naturedetermined by such factors that links the design of different poetics to themaintenance of the order of things or the continuity of the world in two different ways, to conservation or renewal —or, in Hannah Arendt's terms, to “love-of-theworld” or “natality”. In this sense, “state of mind” or “affective disposition” towardsreality, in turn, is also produced, that is, it is also determined by a poetic, and thispoetic is Study. The idea of Study has been developed regarding its link with thelove-of-the-world dimension in different works. The present study intends tocontribute to the development of an elaboration that refers to the link between theidea of Study and the birth rate dimension. What this thesis supports is theargument that they are the consequent forms of Study poetics manifested inprocesses of experience in education or art that, guided by a type of “state of mind” or “affective disposition”, determine their function as forces of reproductionor renewal of the world and human life forms.
Palavras-chave: Estudo
Arte
Poética
Natalidade
Refuncionalização
Study
Art
Poetics
Natality
Refunctionalization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17484
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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