Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17482
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
christianoliveirabernardo.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Cristina Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5313130865571363pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Lilian Leite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159854147493795pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Raphael Bispo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5277301866495081pt_BR
dc.creatorBernardo, Christian Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3356391390253938pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-11T15:42:37Z-
dc.date.available2024-10-11-
dc.date.available2024-10-11T15:42:37Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17482-
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to investigate the notion of person articulated by groups of Stoics on digital platforms and social media, from observing the daily life of a community of Stoics, its network of relationships and other groups that also celebrate the philosophy on Instagram. This network of people linked to the celebration of Stoicism as a practical philosophy is related to conceptions of entrepreneurship and specific types of consumption and lifestyle that effectively constitute a certain notion of person. In the course of the dissertation, we realized that in formulating contextualizations of ancient philosophy, these groups end up updating aspects of the so-called business management literature, leading us to new models of action and representation of the ideal of entrepreneurship. So that it would be possible to understand this field, in addition to participant observation in digital media, we will present some of the readings approached and indicated by these people, which led us to two spheres of analysis: (1) the relationship with the financial/entrepreneurial agency, elaborated from business management literature, self-help literature and contact with the coaching phenomenon and (2) the relationship with the field of emotions, which encompasses a significant part of the representations constructed by the celebrants of Stoicism. Both dimensions combined are dealt with here from the notion of lifestyle.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo investigar a noção de pessoa articulada por grupos de estoicos em plataformas digitais e redes sociais, a partir da observação do cotidiano de uma comunidade de estoicos, sua rede de relações e outros grupos que também celebram a filosofia no Instagram. Essa rede de pessoas vinculadas à celebração do estoicismo, enquanto uma filosofia prática, está relacionada a concepções de empreendedorismo e a tipos específicos de consumo e estilo de vida que efetivamente constituem certa noção de pessoa. No decorrer da dissertação, percebemos que ao formular contextualizações da filosofia antiga, estes grupos acabam atualizando aspectos das chamadas literatura de gestão empresarial, conduzindo-nos a novos modelos de ação e representação do ideal do empreendedorismo. Para que fosse possível compreender esse campo, além da observação participante nos meios digitais, apresentaremos algumas das leituras abordadas e indicadas por essas pessoas, o que nos levou a duas esferas de análise: (1) a relação com a agência financeira/empresarial, elaborada a partir das literaturas de gestão empresarial, de autoajuda e o contato com o fenômeno do coaching e (2) a relação com o campo das emoções, que engloba parte significante das representações construídas pelos celebrantes do estoicismo. Ambas as dimensões combinadas são tratadas aqui a partir da noção de estilo de vida.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectNoção de pessoapt_BR
dc.subjectAmbiente digitalpt_BR
dc.subjectEstoicismopt_BR
dc.subjectAntropologia das emoçõespt_BR
dc.subjectSociologia das emoçõespt_BR
dc.subjectNotion of personpt_BR
dc.subjectDigital environmentpt_BR
dc.subjectStoicismpt_BR
dc.subjectAnthropology of emotionspt_BR
dc.subjectSociology of emotionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.title“Racionalizar as coisas”: a noção de pessoa a partir de um grupo de celebrantes estoicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons