https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17474
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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paolaoliveirabadroca.pdf | PDF/A | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Eficiência produtiva das ferrovias de carga no Brasil: uma aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA) |
Autor(es): | Badroca, Paola Oliveira |
Orientador: | Rodrigues, Antônio Carlos |
Miembros Examinadores: | Santos, Leonardo Lemos da Silveira |
Miembros Examinadores: | Carvalho, Nádia |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência produtiva das ferrovias de carga no Brasil utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA). Foram analisados dados disponibilizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) entre os anos de 2019 a 2022, referentes a 12 concessionárias ferroviárias. Para o estudo, foram selecionadas as variáveis quantidade de locomotivas, número de trens formados e quantidade de vagões como inputs, enquanto a Tonelada Quilômetro Útil (TKU) e o número de acidentes foram considerados outputs nos modelos DEA CCR e BCC. Os resultados indicam que, das 45 DMUs avaliadas, 5 atingiram a eficiência máxima no modelo CCR, e 10 foram eficientes no modelo BCC. Ferrovias como Rumo Malha Sul, Rumo Malha Paulista e Estrada de Ferro Paraná-Oeste operaram em escala ótima em determinados anos, destacando-se como as mais eficientes do país. As demais concessionárias apresentaram ineficiências técnicas e de escala, sugerindo a necessidade de melhorias na gestão e na produção. |
Resumen : | This work aimed to evaluate the productive efficiency of freight railways in Brazil using Data Envelopment Analysis (DEA). Data made available by the National Land Transport Agency (ANTT) between the years 2019 and 2022 were analyzed, referring to 12 railway concessionaires. For the study, the variables number of locomotives, number of trains formed and number of wagons were selected as inputs, while the Useful Tonne Kilometer (TKU) and the number of accidents were considered outputs in the DEA CCR and BCC models. The results indicate that, of the 45 DMUs evaluated, 5 reached maximum efficiency in the CCR model, and 10 were efficient in the BCC model. Railways such as Rumo Malha Sul, Rumo Malha Paulista and Estrada de Ferro Paraná-Oeste operated on an optimal scale in certain years, standing out as the most efficient in the country. The other concessionaires presented technical and scale inefficiencies, suggesting the need for improvements in management and production. |
Palabras clave : | Análise Envoltória de Dados DEA Ferrovias de carga Análise de eficiência Data Envelopment Analysis Freight railways Efficiency analysis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla de la Instituición: | UFJF/GV |
Departamento: | ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17474 |
Fecha de publicación : | 19-sep-2024 |
Aparece en las colecciones: | Administração - Campus GV |
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