https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17456
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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mateusjoãodecarvalho.pdf | 309.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A participação feminina no mercado de trabalho: uma revisão de literatura sobre desafios, conquistas e políticas para a equidade de gênero |
Autor(es): | Carvalho, Mateus João de |
Orientador: | Schiavon, Laura de Carvalho |
Miembros Examinadores: | Oliveira Junior, Lourival Batista de |
Resumo: | O cenário da mulher no mercado de trabalho, com diversos pontos de conquista, se configura em um ponto de desenvolvimento que ainda precisa de muito tato para o que se entende como ideal. O direito à licença maternidade, ainda que seja um grande avanço, precisa de um olhar maior sobre as proteções da mulher no seu retorno, que geralmente é envolto em incertezas e inseguranças sobre suas permanências, principalmente sobre a necessidade financeira após ter uma criança. Sob a ótica das mulheres que não desejam ter filhos, seus desafios no trabalho também são em muitos casos de enfrentamento a estigmas sociais que demandam aplicação de energia maior que a dos homens sob sua permanência, manutenção e crescimento. As duas situações que se apresentam trazem reflexões que não se configuram apenas sobre indicadores que o ambiente corporativo traz do crescimento de mulheres ocupando os cargos, mas sobre como ainda precisamos avançar sobre a vida na prática, no dia a dia, em respeito ao que deveria ser natural, mas ainda remonta uma sociedade carregada de muitos preconceitos historicamente carregados. O objetivo deste trabalho se pauta em analisar os motivos que levam às desigualdades salariais entre os gêneros e trazer questionamentos sobre como se configura a realidade feminina nos espaços trabalhistas, entre circunstâncias de preconceito, dupla jornada de trabalho, inconsistências estatísticas, sendo suficiente para gerar alguns questionamentos e análises sobre essa estrutura. |
Resumen : | The scenario of women in the job market, with several points of achievement, is configured at a point of development that still needs a lot of tact to achieve what is understood as ideal. The right to maternity leave, although it is a great advance, needs a greater look at the protections women have upon their return, which is generally surrounded by uncertainty and insecurity about their stay, especially regarding the financial need after having a child. From the perspective of women who do not want to have children, their challenges at work are also, in many cases, facing social stigmas that require the application of greater energy than that of men in their permanence, maintenance and growth. The two situations presented bring reflections that are not only about indicators in which the corporate environment shows the growth of women occupying positions, but about how we still need to advance in life in practice, on a daily basis, in respect for what It should be natural, but it still dates back to a society loaded with many historically charged prejudices. The objective of this work is to analyze the reasons that lead to salary inequalities between genders and to raise questions about how women's reality is configured in workspaces amidst circumstances of prejudice, double working hours, and statistical inconsistencies, which are enough to generate some questions and analyzes about this structure. |
Palabras clave : | mulher desigualdade dupla jornada licença maternidade woman inequality double shift maternity leave |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Economia |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17456 |
Fecha de publicación : | 1-oct-2024 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação |
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