Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17446
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anajuliacoelhodefreitasgermano.pdfPDF/A1.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Determinantes da criação e consolidação da marca pessoal Bianca Andrade: um estudo a partir da percepção dos fãs
Autor(es): Germano, Ana Júlia Coelho de Freitas
Primeiro Orientador: Corrêa, Stela Cristina Hott
Membro da banca: Oliveira, Solange Riveli de
Membro da banca: Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar, na percepção do público, quais são os fatores determinantes da criação e consolidação da marca pessoal Bianca Andrade. Para isso, foi utilizada uma abordagem exploratória qualitativa, além da aplicação da análise de conteúdo nas entrevistas semiestruturadas realizadas com fãs de Bianca Andrade. Os resultados obtidos indicam que o relacionamento estabelecido por Bianca Andrade com seus seguidores nas redes sociais, sustentado pelo apego deles à sua marca pessoal, foi fundamental para a criação e consolidação de sua marca. Esse vínculo foi fortalecido pelos conteúdos que ela compartilha, pelos valores que transmite, e pelas estratégias adotadas, posicionando Bianca Andrade como uma marca sólida e influente no mercado. Ademais, foi percebida a dificuldade de dissociação, por parte dos fãs, entre a marca pessoal Bianca Andrade e sua marca de maquiagem Boca Rosa, além da evolução de Bianca Andrade, iniciando sua trajetória como influenciadora, depois se tornando empreendedora de sua própria linha de produtos e após isso se consagrando como empresária e referência na área do marketing.
Abstract: This study aims to find out which factors in public perception are decisive for the creation and consolidation of Bianca Andrade's personal brand. To this end, a qualitative exploratory approach was used, in addition to the application of content analysis in semi-structured interviews conducted with Bianca Andrade's fans. The results indicate that the relationship Bianca Andrade built with her followers on social media, supported by their attachment to her personal brand, has been fundamental to the creation and consolidation of her brand. This bond has been strengthened by the content she shared, the values she conveyed and the strategies applied, which position Bianca Andrade as a solid and influential brand in the market. It has been also noted that fans find it difficult to separate Bianca Andrade's personal brand from her make-up brand, Boca Rosa. Added to this is the evolution of Bianca Andrade, who began her career as an influencer, then became an entrepreneur with her own product line and subsequently established herself as a businesswoman and reference in the marketing field.
Palavras-chave: Marca pessoal
Influenciador digital
Apego à marca
Bianca Andrade
Percepção dos fãs
Personal brand
Digital influencer
Brand attachment
Fans’ perception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17446
Data do documento: 19-Set-2024
Aparece nas coleções:Administração - Campus GV



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons